Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc assina contrato com...

Udesc assina contrato com empresa responsável pela conclusão do novo prédio em Ibirama

Foi assinado na última sexta-feira, 8, o contrato com a empresa responsável pela conclusão do novo prédio do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama. A obra será realizada pela empresa Construrio Empreiteira.

O ato de assinatura contou com a presença do pró-reitor de Planejamento da Udesc, Márcio Metzner, e do coordenador de Engenharia, Projetos e Obras da universidade, Raimundo Nonato. Pelo centro de ensino, estiveram presentes docentes, técnicos e alunos, incluindo o diretor-geral da Udesc Ibirama, Carlos Alberto Barth. 

O valor global do contrato é de R$ 4.125.196,09. Serão executados os serviços remanescentes de construção do prédio no Bairro Bela Vista, que está com 46% da estrutura pronta. O projeto prevê 4,4 mil m², distribuídos em dois blocos.

No novo prédio, funcionarão todas as atividades da Udesc Ibirama no futuro. Haverá quase 30 salas de aula e laboratórios para os cursos de Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Software e Engenharia Sanitária, além de biblioteca e salas para os departamentos e a secretaria acadêmica.

No evento desta sexta, também foi apresentado aos presentes um projeto para reurbanização da área cuja antiga estrutura foi demolida em agosto do ano passado. O projeto foi doado pela empresa PH Engenharia & Construção, por meio de uma assinatura de cedência.

Pró-reitor de Planejamento da Udesc, Márcio Metzner, e diretor-geral do Ceavi, Carlos Barth, com o representante da Construrio - Foto: Divulgação

Construção paralisada em 2017

Iniciada no fim de 2015, a obra do novo prédio do centro de ensino foi paralisada em setembro de 2017 devido ao não cumprimento de itens obrigatórios pela construtora vencedora da primeira licitação, que teve o contrato rescindido. Antes de lançar a segunda licitação, a Udesc Ibirama fez contato com empresas que ficaram nas posições seguintes no primeiro certame, mas nenhuma delas demonstrou interesse em assumir a obra pelo valor apresentado. 

A abertura das propostas das 15 empresas habilitadas no atual processo ocorreu em 1º de fevereiro, com participação da Comissão Permanente de Licitação da instituição e representantes legais de empresas interessadas. 

Recursos federais

Para construir o edifício em Ibirama, a universidade obteve R$ 5 milhões por meio de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Jorge Boeira, com participação do ex-deputado federal João Mattos.

Os recursos federais são transferidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação (FNDE), via convênio, que será prorrogado. Além disso, a Udesc entra com uma contrapartida de recursos próprios.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support