Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Udesc aprova política de...

Udesc aprova política de subsídio aos restaurantes universitários

Em reunião do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi aprovada por unanimidade a Política de Subsídio aos Restaurantes Universitários da instituição.

Por meio da Política, fica instituído o valor de R$ 5 por refeição (almoço e jantar) para estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados na Udesc, e fica assegurada a gratuidade aos filhos e filhas de até 12 anos, de discentes regularmente matriculados, desde que com eles acompanhados.

A medida se origina a partir do programa “RU para todos”, da gestão atual da universidade (2024-2028), que propôs subsidiar, por meio dos recursos da Udesc, os restaurantes universitários, diminuindo o preço final pago pelos estudantes.

No RU do bairro Itacorubi, em Florianópolis, a alteração representa uma redução de aproximadamente 54% no valor do almoço e da janta, que custam atualmente R$ 10,89.

A política não impede a participação do estudante em outras ações de permanência estudantil da Udesc, como bolsas e auxílios.

Estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, contemplados com subsídio integral ou parcial, continuarão a receber refeições gratuitas ou parcialmente subsidiadas, conforme a Resolução nº 065/2024/CAP e editais do Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe).

Para o pró-reitor de Planejamento da Udesc, Gustavo Araújo, um passo importante para elevar o patamar da UDESC ao das maiores Universidades brasileiras públicas:

SONORA

O subsídio atenderá oito dos 13 centros de ensino da universidade, onde, será implementado nos restaurantes universitários localizados em Florianópolis e Joinville e, também, será aplicado em Centros que dispõem de estrutura para refeições: no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), em Florianópolis; no Centro de Educação Superior da Região (Ceres), em Laguna; e no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages.

Também estão sendo estudadas outras formas de implementação para os demais cinco centros da universidade: Centro de Educação Superior do Oeste (Ceo), em Chapecó e Pinhalzinho; Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), em São Bento do Sul; Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), em Balneário Camboriú; e Centro de Educação Superior do Meio Oeste (Cesmo), em Caçador.

A previsão é que o novo valor das refeições esteja vigente até o final do mês de setembro, após testes finais do sistema de acesso aos restaurantes, segundo o pró-reitor de Planejamento.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support