Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Turismo
  4. /
  5. Turismo sustentável é tema...

Turismo sustentável é tema de conferência internacional em Bombinhas

Fotos: Divulgação / Setur Bombinhas

Santa Catarina recebe a primeira Conferência latino-americana Green Destinations, nos dias 5 e 7 de junho, que reunirá palestras e workshops sobre desenvolvimento sustentável no turismo nacional e internacional, networking com líderes do setor, apresentações de destinos e histórias de boas práticas, além de visitas de campo. O município de Bombinhas foi escolhido para sediar o encontro, pois é referência em turismo sustentável, atraindo cada vez mais turistas. A temporada 2022/2023 movimentou 2.168.432 pessoas, um acréscimo de 28% em comparação com a temporada anterior.

Além disso, a economia gerada em Bombinhas para Santa Catarina de 2019 até abril de 2023, somente em relação ao ICMS turístico, foi de R$15.883.989, segundo dados da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Porém, esse valor é muito mais alto, pois ainda há Imposto Sobre Serviços (ISS) que contribui para a economia da região. Outro dado relevante é que 64% das empresas de Bombinhas são da área de serviços, principalmente turísticos.

Para o governador Jorginho Mello, o turismo sustentável fortalece a atividade turística a longo prazo preservando o meio ambiente e a cultura, gerando benefícios sociais permanentes. “Bombinhas há anos é um exemplo para Santa Catarina, para o Brasil e até para outros países. O PIB turístico da cidade é de 19,74% e o destino é inteligente com estratégias e melhorias para beneficiar tanto o turista quanto a população de Bombinhas”, enfatiza.  

Para o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, os destinos sustentáveis são tendência. “Com isso, as empresas, ou seja, o comércio e serviço que movimentam a economia turística, também lucram por conta da alta procura”, destaca. 

O secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, acrescenta que o turismo sustentável é uma modalidade que cresce muito no mundo inteiro. “Nós temos um grande privilégio aqui em Santa Catarina, pois algumas regiões começam a fazer isso com muito profissionalismo, atraindo um turista diferente, qualificado, temos ótimos exemplos de cidades que já estão começando a se organizar com isso e temos um grande potencial”, complementa.

Bombinhas referência no turismo sustentável 

O turismo sustentável é uma estratégia que busca não apenas preservar a natureza, mas também os valores culturais e sociais dos povos. E Bombinhas vem se destacando ao longo dos anos, investindo em melhorias para desenvolver o turismo sustentável, incluindo esgotamento sanitário, pavimentação e drenagem. O destino faz parte do TOP 100 melhores histórias de destinos responsáveis do mundo e ganhador do Green Destinations Story Awards 2023. Além disso, a cidade conta, atualmente, com 2 títulos de Bandeira Azul, as praias de Quatro Ilhas e da Conceição. Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. 

Com o objetivo de diminuir os impactos causados durante a alta temporada, a prefeitura de Bombinhas decidiu cobrar uma taxa de preservação ambiental na entrada da cidade, válida entre novembro e abril. 

“Em Bombinhas acreditamos no turismo sustentável. A cidade só vai proporcionar boas experiências para o turista, se ela for boa para os moradores. Por isso, buscamos melhorias em todos os setores, colocando em primeiro lugar a qualidade de vida das pessoas e trabalhando em conjunto com a sociedade”, enfatiza o prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Dallago Müller.

Sobre a Conferência latino-americana Green Destinations

O Hotel Vila do Farol será o palco para a conferência, que é uma uma realização da organização holandesa Green Destinations, juntamente com o Instituto DEL e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc. Desde sua primeira edição em 2016, na Eslovênia, a conferência global Green Destinations tornou-se um dos principais eventos dedicados a destinos turísticos sustentáveis e suas comunidades empresariais.

Para o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, a realização do evento em Santa Catarina, mostra que o estado tem evidenciado esforços pelo turismo de qualidade e sustentável. “Estamos muito animados para receber parceiros e profissionais de turismo no primeiro de muitos Green Destinations Latino América. Será uma excelente oportunidade para reunirmos líderes de destinos latino americanos, empresários e especialistas do setor para se inspirar com exemplos de boas práticas e discutir soluções sustentáveis e responsáveis para o turismo aqui na américa latina”, destaca. 

Para saber mais sobre o evento, confira o site oficial.

Assessoria de Comunicação da Indústria, do Comércio e do Serviço
Pablo Mingoti | comunicacao@sde.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Assessoria de imprensa da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support