Tribunal de Contas de Santa Catarina tem nova diretoria
O conselheiro Luiz Roberto Herbst é o novo presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC). A cerimônia de posse foi realizada nesta segunda-feira, 2, em Florianópolis, com a presença do governador Raimundo Colombo.
Foto: Julio Cavalheiro / Secom
>>> Imagens para download na galeria
“O Tribunal de Contas do Estado tem um grande histórico de colaboração entre os poderes e com a sociedade, no sentido de fiscalizar, orientar e evoluir o trabalho de administração e aplicação dos recursos públicos. Tenho certeza de que o novo presidente dará continuidade para esse trabalho e vamos evoluir cada vez mais”, afirmou o governador Colombo.
O governador também ressaltou a importância da integração entre os poderes para que seja possível atender a diferentes demandas da sociedade, cada vez mais exigente e com novas necessidades.
Esta é a segunda vez que Herbst presidirá o Tribunal de Contas — a primeira foi em 2011. Também foram empossados os conselheiros Adircélio de Moraes Ferreira Junior e César Filomeno Fontes nos cargos de vice-presidente e corregedor-geral, respectivamente. A nova diretoria foi eleita para o biênio 2015/2016, substituindo a gestão até então presidida pelo conselheiro Julio Garcia.
Para a nova gestão, o conselheiro Herbst destacou a preocupação com o reforço de pessoal na área de fiscalização. “Temos um desafio muito importante pela frente. Hoje, temos mais servidores nas áreas meio (trabalhos administrativos) do que na área fim (fiscalização). Nós queremos inverter essa situação e, com isso, vamos conseguir aumentar o número de processos finalísticos, que consiste na função principal do TCE: fiscalizar”, explicou o novo presidente, acrescentando que será estudada a possibilidade de realizar novo concurso público para o tribunal.
Luiz Roberto Herbst é natural de Mafra e formado em Engenharia Civil, pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb). Foi deputado estadual por duas legislaturas. É conselheiro do TCE-SC desde março de 2000. Além de ter ocupado a presidência do tribunal em 2011, foi corregedor-geral de 2007 a 2010. Atualmente, é vice-presidente, cargo que ocupa desde 2012.
César Filomeno Fontes foi reconduzido ao cargo de corregedor-geral, função que já ocupou no biênio 2013-2014. Ele também já foi presidente (2012) e vice-presidente (2010) do TCE-SC e supervisor do Instituto de Contas (2007 a 2010). Já Adircélio de Moraes Ferreira Junior ocupou o cargo de supervisor do Icon entre 2010 e 2013.
Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa Secom
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3008/8843-4350
Site: www.sc.gov.br