Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Tribunal Administrativo Tributário da...

Tribunal Administrativo Tributário da Fazenda estadual realiza 1ª sessão de julgamentos de 2024

Foto: Divulgação, SEF/SC

Secretário Cleverson Siewert participou da abertura dos trabalhos nesta quarta-feira (7)

O Tribunal Administrativo Tributário (TAT) da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) realizou nesta quarta-feira (7) a 1ª sessão de julgamentos de 2024. A abertura dos trabalhos contou com a participação do secretário Cleverson Siewert, que atendeu a convite do presidente Newton Gonçalves de Souza e do vice-presidente Celso Antônio de Carvalho para falar aos conselheiros fazendários e federativos sobre os pilares da gestão pública catarinense. 

A sessão desta quarta-feira reuniu os conselheiros e processos da 2ª Câmara de Julgamentos e foi totalmente presencial, marcando também a inauguração da nova sala que será usada pelos conselheiros em 2024. 

“Eu tenho certeza de que juntos poderemos construir caminhos, produzir ainda mais e melhor a favor do contribuinte e do nosso Estado. Contem com a Secretaria de Estado da Fazenda, com todo o nosso suporte e auxílio para que as decisões aqui tomadas sejam cada vez mais reconhecidas pela qualidade, celeridade e imparcialidade”, disse o secretário. 

Em sua fala, Cleverson Siewert também destacou os avanços significativos alcançados pelo TAT em 2023 e o canal de comunicação estabelecido com as federações que representam o contribuinte nos julgamentos: Fiesc, Fecomércio, Faesc, Fampesc, Fecontesc, Fetrancesc, FCDL, Facisc e FHORESC.

“O volume de processos julgados sob a relatoria dos conselheiros federativos saltou de 9 para 80 em um ano, demonstrando que as ações já estão produzindo bons resultados. Tenham certeza de que o governador Jorginho Mello reconhece todo este esforço e confia no sucesso da missão. Com o comprometimento e a dedicação de todos, em 2024 podemos ir ainda mais longe. Até porque os desafios são muitos”, reforçou o secretário.

Balanço – O presidente Newton Gonçalves de Souza aproveitou a oportunidade para fazer um breve balanço do trabalho realizado em 2023 e apresentou números importantes. Destacou, por exemplo, que o TAT julgou 1.557 processos ao longo do último ano e reduziu para 4 anos o tempo médio de tramitação dos processos – a média até então era de 4,5 anos. Outra conquista foi a redução do tempo de distribuição das ações de 37 para 7 dias. 

Na lista de mudanças implementadas no último ano está também a decisão de seguir à risca a lei que prevê a elaboração de lista tríplice para a escolha dos indicados das federações empresariais. “Estamos cumprindo todos os requisitos legais, analisando de maneira criteriosa todos os pedidos, o que vem garantindo melhores resultados de produtividade e de qualidade das decisões”, disse o presidente do TAT.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

Rosane Felthaus (48) 3665-2504
Roelton Maciel (48) 3665-2509
ascom@sef.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SEF

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support