Três trabalhos representam regional de Videira em Feira Estadual

Três projetos que contam com seis estudantes e mais três professores orientadores, incluindo também a coordenadora da Feira pela Gerência de Educação da 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR),Fabiana Woitko Arndt, estão em Florianópolis, no Instituto Estadual de Educação, representando a região na 10º Feira Estadual de Ciências e Tecnologia.
Estudantes preparam estande de apresentação na Feira Estadual
Para o secretário regional Dorival Carlos Borga, a participação é muito importante. “Além de disseminar o gosto pela pesquisa e, em especial, pela ciência e tecnologia, a participação é uma grande oportunidade de confraternização e integração dos estudantes. Esperamos que haja um aproveitamento por parte de cada um dos participantes”, afirmou.
Os trabalhos que serão apresentados na Feira são: “Tecnoestética”, da EEB Inspetor Eurico Rauen, de Videira, dos alunos Suani do R. Vasconcelos e Daniela Nora, orientados pela professora Lucélia de Bortoli; o projeto “Utilização de arduíno nas placas solares de matéria reciclável”, da EEB Cecília Vivan, de Salto Veloso, apresentado pelos alunos Juliana Donadel Moraes e Laressa Grahl, orientados pelo professor Gustavo Manenti; o projeto “Produção e comercialização de hortaliças orgânicas por meio de cesta em Lebon Régis”, da EEB 25 de Maio, de Fraiburgo, desenvolvido pelos alunos Suelen Prates Kleinschmidt e Renata Luiz Prates, orientados pelo professor Ariel Bonadiman. Ambos projetos foram selecionados na Mostra Regional, desenvolvida em agosto na EEB Inspetor Eurico Rauen.
A Feira Estadual de Ciências e Tecnologia mobiliza 166 alunos de 27 gerências Regionais de Educação e acontecerá no dia 11 com a abertura às 9h e apresentação dos projetos das 10h às 18h. No dia 12, haverá apresentações das 9h às 15h, além do encerramento e premiação. A Feira é dividida em três categorias: ensino fundamental, médio e profissionalizante. Os projetos serão avaliados por uma comissão formada por professores, técnicos pedagógicos e gestores.
Para a gerente de educação da 9º SDR, Rita de Cássia Soares, o evento fechará o ciclo de eventos desta natureza no Estado para o ano de 2015. “Acreditamos que o roteiro de feiras estaduais será concluído com chave de ouro. Da nossa regional, são três projetos com embasamento teórico e prático que impressionam. Esperamos boas colocações, mas essencialmente valorizamos os esforços e a prévia qualidade já demonstrada que fundamentou a participação da feira estadual. Nossos professores e alunos estão de parabéns”, finalizou a gerente.
{article Josiane Zago – SDR Videira}{text}{/article}