Gerência de Saúde da regional de Joinville participa de mobilização de combate à dengue
Santa Catarina contabiliza 110 pessoas com dengue em 2015. Dos oito municípios da região Norte, dois casos foram confirmados em Joinville e um em Balneário Barra do Sul. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) 85 foram transmitidos no território estadual.
Para conscientizar a população, a 23ª Gerência Regional de Saúde – vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) Joinville – participou nesta quinta (12) do mutirão de combate à dengue com voluntários da comunidade, Exército, sob a coordenação da Prefeitura de Joinville.
“A população precisa ter consciência de que ela pode contribuir e ajudar a evitar uma epidemia. A ação começa pela limpeza de casa, plantas, vasos, coisas simples”, orienta Henrique Deckmann, da gerência de saúde.
A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovirus. É considerada atualmente um dos principais problemas de saúde pública e é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Os sintomas se manifestam em até 14 dias depois da picada.
Cuidados com o mosquito
– eliminar a água de pneus velhos, garrafas e vasos;
– tampar caixas de água;
– manter lixeiras fechadas;
– limpar lajes e calhas;
– poços antigos devem ser fechados com terra;
– lonas usadas para cobrir áreas devem ser esticadas para não ter acúmulo de água;
– manter a água de piscinas tratadas com cloro;
– evitar acumular lixo em terrenos baldios;
– banheiros pouco usados devem ser limpos;
– lavar plantas que acumulam água como as bromélias;
– recipientes com água para animais devem ser limpos com freqüência.
Assessoria de Comunicação
SDR – Joinville
Fone (47) 3461-1225
www.sc.gov.br/sdrjoinville