Três Barras tem 875 números de telefones cadastrados para alertas via SMS da Defesa Civil
Há pouco mais de um mês lançado em Santa Catarina, o sistema de alerta via SMS em Santa Catarina pela Defesa Civil, o município de Três Barras atingiu no início dessa semana o total de 875 telefones cadastrados para receber o alerta.
Para o coordenador regional da Defesa Civil, Edson Antocheski, o número é satisfatório, mas a população tresbarrense pode e deve se conscientizar ainda mais sobre a importância desse cadastramento. “Quem se cadastra, passa a receber gratuitamente mensagens de texto alertando sobre eventuais situações iminentes de desastres, emergência ou estado de calamidade pública”, frisa Antocheski.
O município de Três Barras foi selecionado entre 20 municípios do estado. A Defesa Civil de Santa Catarina levou em consideração alguns critérios apontados pela Anatel, sendo que o número total da população dos 20 municípios escolhidos deveria fechar em 500 mil habitantes. Também foram considerados os municípios com pouca ou nenhuma estrutura de defesa civil e a tipologia de eventos climáticos.
No total, até essa segunda-feira, 6, no Estado já foram cadastrados 15.950 números de telefones. O município que mais tem cadastros é o de Rio do Sul, com 2.438 números cadastrados e com o menor número é o de Balneário Rincão, com 123 telefones com o cadastro. Três Barras está em 6° lugar, com 875 cadastros para receber a mensagem de alerta via SMS.
Sobre o cadastro do telefone para receber os alertas
As mensagens de texto recebidas no telefone das pessoas cadastradas não tem custo. O serviço é realizado em parceria com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadora de telefonia móvel.
Para o cadastro basta mandar mensagem de texto para o número 40199 e digitar o CEP do município. Para Três Barras, o CEP é 89490000. E pronto, a pessoa já está cadastrada e receberá todas as mensagens gratuitamente com alertas da Defesa Civil.
{article Sérgio Teixeira da Silva – ADR de Canoinhas}{text}{/article}