Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Tremor de terra sentido...

Tremor de terra sentido por moradores de Forquilhinha não foi registrado no Observatório Sismológico de Brasília

O Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília informou à Defesa Civil Regional – Criciúma, que não houve registro de ocorrências de movimentação de terra nos sismógrafos do próprio observatório no período em que os moradores de três bairros de Forquilhinha e um de Criciúma afirmaram ter sentido um tremor no solo.

A situação foi percebida há pouco mais de dez dias, na quinta-feira, 2 de abril, entre 20h e 20h40min, nos bairros Ouro negro, Nova York e Vila Franca, de Forquilhinha; e São Roque, de Criciúma. A professora doutora do Observatório, Mônica G. Von Huelsen afirmou que, se foi um tremor natural, a magnitude registrada foi muito baixa, ou seja, menos do que 1,5 na Escala Richter.

Diante dos fatos, o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, fez uma análise local. “Levando em conta que a região não tem histórico de atividade sísmica, e que se trata de área minerada, pode ter ocorrido uma compactação do solo sobre alguma galeria, sendo, agora, necessário o estudo de um geólogo, ou outra pessoa capacitada, para as conclusões finais”, explicou.

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Forquilhinha já foi informada para contratar um profissional que faça este estudo e consiga as afirmações definitivas sobre o ocorrido. 

 

Texto: Francine Ferreira

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support