Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Tratos pelo Saneamento recolhem...

Tratos pelo Saneamento recolhem 400 kg de lixo em ações pelo Dia do Meio Ambiente

Foto: Trato pelo São José/Acervo CASAN

Em uma ação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado oficialmente nesta quarta-feira, 5, os chamados Tratos pelo Saneamento realizaram ações de educação ambiental no último sábado (1º). As atividades da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) aconteceram em Florianópolis, São José, Criciúma, Chapecó e Laguna e ao todo, cerca de 400 kg de lixo foram recolhidos em limpezas de praias e cursos de água.

Em Florianópolis e em São José, a ação se concentrou nas praias. O Trato pela Costa Norte, na capital, fez uma limpeza simbólica na praia dos Ingleses, onde foram retirados aproximadamente 12 sacos de lixo, sendo a grande maioria com bitucas de cigarro. A estimativa é de que cada participante tenha recolhido cerca de 300 bitucas, totalizando aproximadamente 3 mil bitucas de cigarro. O material foi recolhido para a coleta municipal.

Foto: Trato pela Costa Norte/Acervo CASAN

Já em São José, as atividades do Trato pelo Araújo aconteceram ao longo da orla do Município, começando no ponto de encontro em frente à placa “Eu amo São José”. Foram aproximadamente 200 kg de lixo recolhidos em uma hora. O material também apresentou muitas bitucas de cigarro, além de plásticos, canetas, pedaços de isopor e até mesmo brinquedos. Assim como na Ilha, o material foi encaminhado para o serviço de coleta municipal.

Foto: Trato pelo Araújo/Acervo CASAN

Em Chapecó, no Trato pelo São José, o lixo foi recolhido no entorno do Lajeado São José. O Lajeado é a principal zona de captação de água do Município e atualmente também está passando por uma obra de dragagem da Companhia, buscando aumentar a sua profundidade. No local, as equipes recolheram cerca de 140 kg de lixo, encaminhados para o devido descarte.

Foto: Trato pelo São José/Acervo CASAN

Nas duas cidades com Tratos no Sul do Estado, o foco das atividades se concentrou na distribuição de folders e mudas de plantas para a população local. Em Criciúma, foram atendidas cerca de 50 pessoas com orientações do Trato e entregues 20 mudas, 15 camisetas, 10 ecobags e 20 bonés do programa.

Foto: Trato por Criciúma/Acervo CASAN

Em Laguna, foram repassadas 40 mudas à população e agendadas vistorias do Trato com moradores. A ação aconteceu em parceria com a Prefeitura, que recolheu equipamentos eletrônicos e resíduos sólidos para descarte.

Foto: Trato por Laguna/Acervo CASAN

Foto: Acervo CASAN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support