Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Trato por Criciúma: inadequações...

Trato por Criciúma: inadequações na caixa de gordura estão entre principais irregularidades

Obrigatório nos sistemas hidrossanitários, a caixa de gordura é o item que tem apresentado mais problemas nas vistorias realizadas pelo Trato por Criciúma. Em um total de 2,9 mil inspeções em imóveis já realizadas pelo programa da CASAN, mais de 70% por cento tinham irregularidades neste equipamento.

A caixa de gordura é fundamental para o bom funcionamento do sistema de esgoto, seja ele coletivo ou individual. Esse dispositivo sanitário deve estar presente em casas, prédios, restaurantes, estabelecimentos comerciais e todo imóvel que realizar manipulação de alimentos.

“Sua função é reter a gordura, prevenindo entupimentos da encanação interna e também da rede de coleta da CASAN, no caso de sistemas coletivos”, explica o engenheiro Eduardo Neckel, da Tec Civil Construções, empresa responsável pelo programa em Criciúma.

Os problemas resultantes da falta, ou inadequação de caixas de gordura nos imóveis podem ser graves. “Um exemplo é o óleo frio que se torna sólido e causa obstrução da rede coletora. Como consequência, podem ocorrer extravasamentos de esgoto na cidade, causando mau cheiro e comprometimento da saúde pública. E esse material com gordura chegando na Estação de Tratamento também compromete a eficiência do tratamento do efluente”, destaca Neckel.

A responsabilidade da construção e da manutenção das caixas de gordura é do proprietário, que deve realizar limpeza periódica.

Como funciona?

O equipamento funciona por meio da separação física, devido à diferença de densidade da gordura e da água. Por meio do sifão ou do septo fixo, a gordura fica retida dentro da caixa e não circula pela tubulação. Ela deve ser exclusiva para pias de cozinha, de churrasqueira ou máquinas de lavar louça. Não é permitido conectar efluentes de lavanderia e de banheiro, por exemplo.

Sobre o Trato por Criciúma

Promovido pela CASAN, o Programa Trato por Criciúma é executado pela Tec Civil Construções, associando ações de fiscalização e conscientização ambiental.

Os proprietários de imóveis localizados na bacia hidrográfica do São Luiz, Grande Próspera e Pio Corrêa que quiserem receber a assessoria técnica gratuita podem agendar sua visita pelo telefone (48) 3413-6410. Com as instalações adequadas, o morador recebe um documento que comprova a regularização hidrossanitárias e a correta ligação ao Sistema de Esgotamento Sanitário.

Fotos: Acervo CASAN / Trato por Criciúma