Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Trato por Criciúma executa...

Trato por Criciúma executa novos testes de fumaça para melhoria no serviço de coleta de esgoto

Com o objetivo de melhorar continuamente o Sistema de Esgotamento Sanitário de Criciúma e garantir um ambiente mais saudável, a CASAN executa nesta sexta-feira (9/2) testes de fumaça no bairro Próspera. O trabalho será realizado pela equipe do programa ambiental Trato por Criciúma, para identificar problemas na rede coletora de esgoto.

A equipe técnica estará a partir de 9h nas ruas Porto Alegre, Cuiabá, Imbituba, Atilo Daré e Gabriel Strachoski. A fumaça usada nestas avaliações não é tóxica e não apresenta risco à saúde.

Os testes de fumaça permitem identificar problemas como conexões irregulares entre rede de esgoto e de drenagem, vazamentos e infiltrações. Além disso, a detecção precoce ajuda a prevenir danos ambientais. 

“Identificar as conexões irregulares como a água da chuva no esgoto é de extrema importância, porque essa ação pode sobrecarregar o sistema de coleta, provocando rompimento nas tubulações e extravasamentos, além de comprometer a depuração na Estação de Tratamento de Esgotos”, explica o engenheiro Eduardo Neckel, da Tec Civil Construções, empresa que executa o Trato em Criciúma.

Redes diferentes

A identificação de ligações irregulares é uma preocupação da Companhia, por esse motivo é tema de diálogo com a população nas atividades de educação ambiental. Muitos moradores não sabem diferenciar as diferentes funções da rede de esgotos e da rede de drenagem.

As tubulações de coleta de esgoto da CASAN devem receber o esgoto de pias, vasos sanitários, máquinas de lavar e chuveiros, entre outros equipamentos domésticos, encaminhando para Estação de Tratamento e sua devida depuração. A rede pluvial ou de drenagem, por sua vez, recebe água de chuva, das calhas e da piscina e leva para um curso d’água (rio, córrego, lagoa). 

Para mais informações e esclarecimentos, os moradores podem entrar em contato com a equipe do Trato por Criciúma, pelo telefone (48) 3413-6410 (WhatsApp), ou pelo site Trato por Criciúma.

Trato por Criciúma / Acervo CASAN 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support