Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Trabalhos de escolas estaduais...

Trabalhos de escolas estaduais da Regional de Brusque são selecionados para a Feira Nacional de Matemática

Os trabalhos “A Matemática Nas Ondas Eletromagnéticas”, do ensino médio da EEM Yvonne Olinger Appel; “Jardimática! A Matemática Sustentável dos Jardins”, da educação especial da EEB João XXIII; e “A Matemática Auxiliando no Combate a Obesidade Infantil”, da categoria comunidade, desenvolvido pela Gerência de Saúde da SDR Brusque; foram selecionados para participar da Feira Nacional de Matemática, que será realizada na Bahia, em 2016.

A seleção dos trabalhos foi realiza durante a 31ª Feira Catarinense de Matemática, que ocorreu recentemente em Joinville, e contou com a participação de 57 municípios catarinenses. Na oportunidade foram expostos 175 trabalhos de todo o Estado, distribuídos em oito categorias, selecionados por Comissões de Avaliação de 13 Feiras Municipais e 18 Feiras Regionais de Matemática realizadas este ano em Santa Catarina.

A regional de Brusque participou do evento com 12 trabalhos desenvolvidos, e que foram premiados como destaque, nas áreas de educação especial, educação infantil, anos iniciais, anos finais, ensino médio, professor e comunidade.

Selecionado
Entre os trabalhos selecionados para a etapa nacional da Feira, está o “A Matemática Auxiliando no Combate a Obesidade Infantil”, desenvolvido pela Gerência de Saúde da SDR Brusque. O trabalho demonstrou a importância da matemática como ferramenta para auxiliar no combate a obesidade infantil, com a avaliação de 1.813 alunos, da rede pública de Botuverá, Major Gercino e Guabiruba, onde foi constatado que 25% deles tinham resultados alterados, o que revelou a necessidade de medidas no combate e prevenção à obesidade infantil na região.

“Nosso foco foi mostrar aos participantes da Feira Catarinense, e agora a Nacional, como se mede a circunferência da cintura, e o Índice de Massa Corpórea (IMC) e a relação disso com a obesidade. Foram feitas tabelas de exemplos de comparação dos dados, para que outros professores possam levar isso para as salas de aula e as turmas possam ser comparadas entre si. Assim, podemos disseminar a utilização das medidas, bem como fazer com que as crianças entre si compitam e diminuam os índices de obesidade”, comentou um dos autores do trabalho, o farmacêutico bioquímico da SDR Brusque, Nilton Rosini.

Confira a lista dos trabalhos da regional de participaram da Feira Catarinense de Matemática e receberam Destaque:

*Educação Especial: EEB João XXIII – “Jardimática! A Matemática Sustentável dos Jardins”  

*Educação Infantil: EEF Pe. Luiz Gonzaga Steiner – “Contando com c Melhor Idade: Uma Aprendizagem Além Da Matemática” (Rede Municipal de ensino de Brusque)

*Anos Iniciais: Escola Reunida Municipal Vadislau Schmitt – “Projeto Contos De Fada – Calculando Do Era Uma Vez Ao Felizes Para Sempre” (Rede Municipal de ensino de Guabiruba)

*Anos Iniciais: Escola Básica Municipal Anna Othília Schlindwein – “Reciclando Com A Matemática” (Rede Municipal de ensino de Guabiruba)

*Anos Finais: EEB Dom João Becker – “Brincando Com A Matemática” (Destaque e Menção Honrosa)

*Anos Finais: Colégio Cultura – “Matemática X Dengue” e “A Matemática Dos Impostos” (Rede particular de ensino de Brusque)

*Ensino Médio: EEM Yvonne Olinger Appel – “A Matemática nas Ondas Eletromagnéticas” e “Geomática”

*Ensino Médio: EEB Francisco Mazzola -“Matemática e o Estudo do Raio” (Destaque e Menção Honrosa)

* Professor:EEB Osvaldo Reis – “A Matemática na Prática de uma Alimentação Saudável”

* Comunidade:Gerência de Saúde SDR Brusque – “A Matemática Auxiliando No Combate A Obesidade Infantil”

{article Taiana Eberle – SDR Brusque – Assinatura}{text}{/article}