Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Trabalho modelo para conservação...

Trabalho modelo para conservação de mananciais é demonstrado em escola de Guatambu

Recuperação da vegetação ao longo dos cursos d’água, contenção da erosão, reaparecimento da fauna local e melhoria da qualidade de vida nas propriedades rurais. Esses são alguns resultados do Projeto Mata Ciliar, desenvolvido em uma parceria entre CASAN, Consórcio Iberê, Epagri e agricultores do Oeste Catarinense.

O trabalho está sendo compartilhado neste mês de junho, que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, com a comunidade e estudantes de Guatambu. Com atividades como o Túnel do Ambiente e uma maquete de Mata Ciliar, a equipe técnica do projeto demonstra na Escola de Educação Básica Olga Fin Travi a importância de isolar, proteger  e permitir a recuperação da vegetação ao longo de cursos d´água.

Ao longo dos últimos anos, o Projeto Mata Ciliar beneficiou 422 famílias, isolando e recuperando quase 3 milhões de metros quadrados de áreas de preservação permanente.

Gerenciamento ambiental participativo

Para execução dos trabalhos, técnicos que atuam no Consórcio Iberê (uma referência à água limpa) auxiliam na identificação dos problemas ambientais da região e aplicam uma metodologia de gerenciamento ambiental participativo.

Uma das ações é a construção de cercas que isolam os animais (grande parte dos agricultores trabalha com bovinocultura leiteira) e a produção agrícola da área de mata ciliar a ser restaurada.

Os materiais para as cercas são comprados com recursos do convênio com a CASAN e repassados aos produtores rurais. Dessa forma, além de permitir que a vegetação seja recuperada ao longo dos cursos d´água, o projeto reduz a erosão do solo, recorrente nas margens desprotegidas nos períodos chuva. A regeneração natural da vegetação é favorecida com práticas simples, que permitem também o retorno gradativo da fauna.

“Sem o agricultor proteger a margem do curso d´água com cercas, o local era um descampado, muitas vezes com estrutura para o gado. Agora no terreno há uma floresta”, descreve a técnica do Consórcio Iberê Geciane Pereira Jordani, que realiza o trabalho de campo com as famílias.

O projeto vem permitindo a recuperação e preservação da mata ciliar dos cursos d`água e nascentes inseridos nas áreas de contribuição dos mananciais utilizados pela CASAN para abastecimento público. Entre eles, Lageado Tigre, Lageado São José e rio Chapecó.

Fotos: Acervo CASAN.