Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Trabalho do NTE da...

Trabalho do NTE da ADR de Ibirama já transforma realidade de muitas escolas

NTE já atua nas escolas da ADR de Ibirama foto Gean Carlos Lunelli ADR

Desde que assumiram o cargo no início de fevereiro após uma reestruturação, os três multiplicadores do Núcleo de Tecnologias Educacionais da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama têm feito um levantamento que já está ajudando a transformar a realidade de muitas escolas da região. Nas visitas, os profissionais avaliam todos os equipamentos tecnológicos das unidades, identificam problemas e realizam os reparos necessários.

De acordo com a multiplicadora Monize Freiberger Leite, o primeiro passo foi fazer uma espécie de inventário. “A gente vê o que está funcionando, o que não está e, em muitos casos, já pudemos fazer o conserto. Aquilo que não conseguimos, chamamos a equipe do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina, o Ciasc”, lembra.

Ela conta que muitos problemas de internet também foram identificados no levantamento realizado pelo NTE. “A gente checa se está chegando àquilo que foi contratado, se o problema é interno ou externo. Muitas vezes é uma simples configuração, mas que as escolas, por não terem conhecimento na área, não conseguem resolver”, completa.

Gean Carlos Lunelli, que também atua no NTE, revela que tem percebido que as escolas que contavam com técnicos formados atuando nas salas de informática tinham equipamentos em melhores condições, já as outras unidades registraram mais problemas. “Nesses casos, sabemos que a manutenção era mais complicada”, revela.

O multiplicador Ademir Cristiano Schwarzrock lembra que, além de computadores, os profissionais do Núcleo trabalham também com outros equipamentos como datashow, máquinas fotográficas e tablets, que atualmente são usados na rede pública estadual de Santa Catarina. “Hoje, a tecnologia é fundamental nas escolas porque faz a ponte entre o conhecimento e o aluno. Através dela, conseguimos ofertar uma educação de mais qualidade e que motive e atraia os estudantes”, disse.

A diretora da Escola de Educação Básica Lindo Sardagna de Dona Emma, Sonia da Silva, diz que o trabalho tem sido muito importante e beneficiou os quase 500 alunos. “Ficamos sem saber o que fazer quando técnicos foram dispensados, mas agora o NTE vem suprindo essa necessidade. Aqui na escola eles arrumaram todos os computadores e já estão sendo usados para a pesquisa pelos professores”, afirmou.

Informações adicionais para imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama