Trabalho de artesãos é avaliado para confecção de carteira nacional
Nesta terça-feira, 5, artesãos catarinenses participam de uma avaliação na unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) da avenida Mauro Ramos, em Florianópolis, para adquirir a Carteira Nacional do Artesão. “Com o documento, é possível que estes profissionais participem de feiras em todo o país, além de outros benefícios. É também uma alternativa de geração de renda”, afirma a diretora de Trabalho e Emprego da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Luciana Negreiros.
Em 2018, foram fornecidas 1.000 carteiras aos artesãos catarinenses por meio da Diretoria de Trabalho e Emprego da SST, que coordena o setor de Artesanato em Santa Catarina. De acordo com Nelson Passos, avaliador, a procura pela carteira vem crescendo. Trabalhos como fuxico, crochê, tricô, pintura à mão livre e marchetaria são exemplos de tipos de artesanato que são analisados. Mas ele lembra que o artesão não pode ser aposentado por invalidez e trabalhos manuais não podem mais ser avaliados para a emissão da carteira. A análise ocorre mediante agendamento prévio.
A emissão da carteira é gratuita, mas não é imediata. Para saber detalhes sobre o assunto ou agendar a avaliação é preciso entrar em contato com o setor de Artesanato da Diretoria de Trabalho, Emprego e Renda da SST, em Florianópolis, por meio do e-mail: artesanato@sine.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 3664 0756.
A carteira Nacional do Artesão e Trabalhador Manual é uma identificação nacional para os trabalhadores do setor desde 2012 e está ligada ao Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), do governo federal. O documento é gratuito, sem anuidade ou taxa de adesão e é emitido logo após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do artesanato Brasileiro (SICAB). Por meio da carteira, o artesão tem direito a participar de oficinas, cursos e feiras de artesanato nacionais e internacionais, além de acesso a incentivos fiscais, isenção do ICMS na comercialização dos produtos, facilidade de acesso ao microcrédito, nota fiscal avulsa de emissão eletrônica (e-NFA) e possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários.
Informações para imprensa:
Luciane Lemos (Jornalista)
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina – SST/SC
Assessoria de comunicação – ASCOM
Fone: (48) 3664-0916
E-mail: ascomsst@gmail.com ou ascom@sst.sc.gov.br