Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Trabalhadores de Unidades Básicas...

Trabalhadores de Unidades Básicas de Saúde recebem informações sobre a Nova ETE Potecas

Com o desenvolvimento de um Projeto Socioambiental na região das obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas, em São José, a CASAN realizou mais uma reunião com a comunidade.

Desta vez o público-alvo foi formado por trabalhadores da Unidade de Saúde Ceniro Martins, no bairro Forquilhas, e da Unidade Básica Parque, que receberam informações e puderam esclarecer dúvidas.

As reuniões periódicas também acontecem em Associações de Moradores, Escolas e Centros de Referência de Assistência Social. Além disso, moradores do entorno das obras estão recebendo visitas de casa em casa.

O objetivo é estimular o diálogo entre moradores e profissionais que vivem e trabalham no entorno da unidade. O Projeto Socioambiental também busca levar informações sobre a importância do saneamento para a qualidade de vida, a saúde pública e a conservação do ambiente.

Na reunião com profissionais de saúde foi apresentado o plano de gestão ambiental das obras, o projeto da nova Estação de Tratamento de Esgoto e seus benefícios.

“As expectativas são as melhores. Principalmente se mais tarde for possível que a população use esse espaço. Nosso bairro é muito desvalorizado, mas esperamos que essa nova estação venha para agregar e trazer coisas boas”, disse a agente comunitária Silvia de Moraes, da UBS Ceniro Martins.

A nova estação vai substituir as lagoas de estabilização com tecnologia avançada para garantir a qualidade do efluente tratado e o controle de odores. Para Silvia, que vive no bairro Potecas, essa melhoria será muito importante para a vida dos moradores. “A gente trabalha na rua também, então sente bastante odor, e os próprios pacientes falam”, complementou durante o encontro.

Na nova unidade o esgoto será tratado em sistema de lodos ativados por aeração prolongada, com controle de odor e remoção complementar de fósforo, o que vai garantir maior qualidade do efluente final.

O investimento previsto é de R$ 270 milhões, para atendimento de uma população de 328.494 habitantes na primeira etapa, podendo chegar a 437.992 com ampliação das redes de coleta. Moradores da parte continental de Florianópolis e de São José serão beneficiados.

Fotos: Acervo CASAN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support