Trabalhadores de obras de saneamento recebem orientação sobre cuidado com pedestres cegos ou com baixa visão

Projeto Socioambiental SES Saco Grande/Monte Verde – Fotos: Acervo CASAN
Pensando na segurança dos pedestres durante a execução das obras de implantação de rede de esgoto em andamento nos bairros Saco Grande, João Paulo, Monte Verde, em Florianópolis, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) e a Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC) realizaram um treinamento com trabalhadores para orientá-los no auxílio às pessoas cegas e de baixa visão.
Nas obras de assentamento das redes coletoras de esgoto são realizadas escavações que podem dificultar a mobilidade dos pedestres. A utilização dos equipamentos e a movimentação das máquinas nas vias também pode se tornar um obstáculo para a passagem das pessoas. No caso dos deficientes visuais, esses obstáculos são agravados pois eles não podem visualizar as sinalizações e locais para passagem em segurança.
A capacitação foi oferecida para que trabalhadores estejam atentos para a prevenção de acidentes, agindo no auxílio dos pedestres e na mitigação de riscos. Os professores de orientação e mobilidade da ACIC, Igor Zucchi, José Eduardo de Andrade e Evanes Ferreira colaboraram com a instrução sobre formas de auxílio, cuidado e abordagem com os pedestres.
A sede da ACIC está localizada na Rodovia Virgílio Várzea, no bairro Saco Grande, próximo de onde serão realizadas obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário. No local há a circulação de pessoas com algum tipo de deficiência visual que frequentam aquele espaço para participação em atividades. A ACIC é uma instituição não governamental que promove a inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade atuando nas áreas de habilitação, reabilitação, profissionalização, cultura, esporte e lazer.
A atividade surgiu a partir de demanda observada pelas equipes do Programa Socioambiental desenvolvido pela CASAN em conjunto com as obras. “Fizemos um diálogo com os operários da Itajui para que todos entendessem essa demanda específica que estava surgindo em uma das frentes de obras, mas também queríamos que eles tivessem a oportunidade de se colocar nesse lugar das pessoas com cegueira total e pessoas com baixa visão”, explica a bióloga e comunicadora social Jessica Macio.
Participaram da atividade os técnicos de segurança da construtora Itajui, responsáveis pela obra, a supervisão ambiental e as comunicadoras do Programa Socioambiental.
O Sistema de Esgoto Saco Grande/Monte Verde vai permitir a ampliação da coleta e tratamento de esgoto para os bairros Saco Grande, Monte Verde, João Paulo, Santo Antônio, Sambaqui e Cacupé. As obras são executadas com recursos obtidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).