Tire suas dúvidas sobre o processo seletivo de professores ACTs
Foto: Divulgação ASCOM/SED
A Secretaria de Estado da Educação (SED) publicou recentemente dois editais do processo seletivo de professores admitidos em caráter temporário (ACTs) em Santa Catarina. As inscrições vão até o dia 12 de setembro e a prova agora está marcada para o dia 01 de outubro de 2023 e será organizada pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE).
Para acessar os editais completos, clique aqui.
Abaixo você tira suas principais dúvidas sobre o processo de inscrição
Quem pode participar deste processo seletivo?
A contratação em caráter temporário será para professor legalmente habilitado para o exercício da função. A seleção obedecerá a ordem decrescente da classificação e será válida por dois anos letivos, 2024 e 2025.
Qual o prazo de inscrição e a data da prova?
A inscrição é feita de forma online pelo site https://acafe.org.br/concurso/act/2023/site/ , com o valor de R$75,00. A homologação preliminar das inscrições será divulgada no dia 14 de setembro de 2023, no site https://acafe.org.br/act. A prova será realizada no dia 01 de outubro.
Quais os documentos exigidos para comprovar a habilitação?
A comprovação se dá na admissão do candidato, não no ato da inscrição. O candidato com formação superior deverá apresentar diploma de conclusão do Curso, devidamente registrado. Para os formandos, declaração de que concluiu e foi aprovado em todas as disciplinas. O candidato que apresentar certidão de colação de grau ou declaração de que concluiu o curso deverá obrigatoriamente, no dia da admissão, apresentar o diploma de conclusão do Curso.
O candidato que não apresentar no dia da admissão o diploma de conclusão do curso perceberá seus vencimentos como não-habilitado até que o apresente.
A Secretaria de Educação consegue precisar quantos professores serão chamados neste processo seletivo?
Esse processo seletivo se destina a suprir as vagas vinculadas ou excedentes de professores e projetos. Dessa forma, a Secretaria não tem como definir um número, pois depende da movimentação dos professores (processos de afastamentos, licenças, entre outros), que é um processo dinâmico e que acontece ao longo de todo o ano letivo.
A prova será composta de quantas questões?
A prova terá duração de quatro horas e será composta por 30 questões objetivas: 10 de conhecimentos gerais; 10 de conhecimentos relacionados à metodologia da prática docente; e 10 de conhecimentos específicos da área de conhecimento
Por que a remuneração não consta no edital?
A tabela não é divulgada no edital pois o professor ACT é contratado por hora-aula, podendo variar de 2 a 32 horas-aula, pode ser habilitado ou não habilitado. Isso tudo varia na remuneração.
Em quais cidades as provas serão aplicadas?
As provas serão aplicadas nos municípios de Araranguá, Blumenau, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Maravilha, Rio do Sul, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão e Videira.
Quando o candidato saberá qual será seu local de prova?
A divulgação do Cartão de Convocação de Etapa (CCE), com data, horário e local de prova, ocorrerá no dia 18 de setembro de 2023.
Quando sai o resultado do processo seletivo?
O Resultado Preliminar da Prova Objetiva, em ordem decrescente da Pontuação, será divulgado a partir das 16h do dia 27 de novembro de 2023 pela internet, no site acafe.org.br/act.
Terá vaga para segundo professor?
Sim. A área/disciplina Educação Especial engloba o 2º professor.
Por que somente professores habilitados podem se inscrever?
Visando a qualidade de ensino dos estudantes. Professores não habilitados poderão se inscrever nas chamadas públicas, realizadas posteriormente.
Por que só posso me inscrever em uma disciplina?
A decisão pela inscrição em apenas uma área/disciplina se deu pelo fato da otimização das disciplinas, feito após estudo realizado ao longo do ano de 2022 e 2023, onde o candidato opta pela disciplina que tem mais afinidade/aderência e tem um leque maior de possibilidades dentro dessa área/disciplina.
Por exemplo: o candidato que se inscrever e se classificar em Matemática poderá escolher vagas de todas as trilhas e eletivas relacionadas à Matemática, Laboratório de Matemática, PENOA/Matemática, etc.
Como funciona a análise da titulação dos candidatos?
A titulação compõe a média final do candidato e é de caráter classificatório, conforme a escolaridade. Há uma pontuação para cada um dos níveis de escolaridade que for apresentada. Veja mais detalhes em cada um dos editais.
Para as vagas que exigem habilitação em Libras, como os professores serão avaliados?
Esses professores, que fazem parte de dois editais (Educação Básica e Indígena), passam por mais uma etapa de avaliação. Após a prova teórica, os classificados participam de uma prova prática de caráter eliminatório, por meio da qual devem comprovar a proficiência em Língua Brasileira de Sinais.
Serviço de Atendimento ao Candidato – SAC: (48) 3224-8860, somente em dias úteis, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Mais informações
Fernanda Kleinebing
Assessoria de comunicação da Secretaria da Educação