Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Esportes
  4. /
  5. Terminam neste domingo os...

Terminam neste domingo os Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina

Terminou, neste domingo, 4, a 4ª edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), realizados desde o dia 1º em Itajaí. Ao todo, 416 paratletas representando 59 municípios e 215 escolas disputaram modalidades como atletismo, bocha paralímpica, futebol sete, goaball, natação, tênis de cadeira de rodas, tênis de mesa e voleibol sentado. Neste domingo, a competição distribui as últimas medalhas na bocha paralímpica. A chuva no inicio da manhã cancelou a última prova do atletismo: o lançamento da pelota no feminino.

Gabriel Rodrigues de Andrade (centro), ouro da bocha paralímpica BC 3, de Balneário Camboríú Foto: Antonio Prado/Fesporte

Entre os medalhistas do último dia, Gabriel Rodrigues de Andrade, ouro da bocha paralímpica BC 3, de Balneário Camboríú, era só felicidade. Aluno da 5ª série da Escola Municipal Arariba e integrante da seleção brasileira, ele disse que o título até que foi fácil. “Na seleção o treino é puxado e quando chegamos aqui tudo fica mais tranquilo”, enfatizou.

O interessante é que é a primeira medalha de ouro de Gabriel na etapa estadual, já que na nacional é bicampeão brasileiro. Nos dois Parajesc que participou foi medalha de prata. Quem também comemorou foi Daniel Veras Silvestre, 16 anos, aluno da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) de São José. Daniel foi ouro na bocha paralímpica BC3, destinada a paratletas que têm paralisia quase total. A bola é empurrada com uma ponteira fixada à cabeça do atleta e desliza sobre  uma calha com auxilio de uma pessoa denominada de calheira. “Ele está muito feliz, pois é a primeira conquista dele nos Parajesc”, dizia a orgulhosa mãe e calheira Josiane Silvestre.

Outro destaque nos Parajesc foi Leonardo da Silva, 14 anos, da Escola Estadual Druziana Sartori, de Chapecó. Seu município veio apenas com quatro atletas e só Leonardo ganhou três medalhas de ouro para atletas com deficiência auditiva: no lançamento da pelota, nos 1.500 metros e no salto em distância. “No início, antes da competição, eu estava nervoso, mas quando eu entrei na pista esqueci tudo. Foi sensacional”, empolga-se, para em seguida mandar um recado: “gostaria de dizer que todos aqui são vencedores, mesmo aqueles que não ganharam medalhas”.

Ao fazer uma análise dos Parajesc 2013 o coordenador geral da competição João Cascaes disse que a edição deste ano foi positiva. “Pelo pouco tempo que Itajaí teve para preparar o evento estão todos de parabéns e olhando os resultados que os paratletas conquistaram tenho certeza que Santa Catarina vai brigar para estar entre os três primeiros lugares nas Paralimpíadas Escolares a serem realizadas de 25 de novembro a 1º  de dezembro em São Paulo”. Os Parajesc são uma promoção do Governo de Santa Catarina por meio da Fesporte em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Regional e Prefeitura de Itajaí.

parajesc 20130804 1133417640
Nildiomar César da Silva, tênis de cadeira de rodas da Escola Estadual Pedro Paulo Felipe, Itajaí Foto: Antonio Prado/Fesporte

Informações adicionais
Antonio Prado
(48) 9696-3045

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support