Terminal graneleiro é inaugurado no Porto de São Francisco do Sul
Com a presença do Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, foi inaugurado o maior terminal graneleiro em concreto do país. Os três silos em São Francisco do Sul, de propriedade da Terlogs Terminal Marítimo têm capacidade estática para armazenar 180 mil toneladas de grãos. Durante a solenidade, o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, comentou que a iniciativa fortalece o agronegócio.
“Consolida cada vez mais o agronegócio em Santa Catarina, porque o porto de São Francisco do Sul oferece melhores condições para embarque de cereais e tende a se consolidar como um dos maiores exportadores do país”, destacou Sopelsa, ao representar o governador Raimundo Colombo. De acordo com o secretário, haverá incremento na renda do Estado porque as exportações de soja e milho, produzidos no Paraná e no Mato Grosso, deverão ser escoadas pelo terminal catarinense.
Para o ministro Maggi, a mudança na legislação dos portos, contribuiu na logística, porque permitiu que a iniciativa privada pudesse aplicar no setor. “A minha vinda é para trazer o compromisso de que estaremos olhando para as importações e mercado de exportação e vamos minimizar as questões de legislação. Precisamos ser mais práticos e mais ágeis porque o mercado mundial não espera”, reiterou o ministro da Agricultura.
Em 2015, o Porto de São Francisco do Sul exportou 7,5 milhões de toneladas de produtos a granel. A atuação da Terlogs, corresponde a 54% de toda exportação de grãos do terminal, um total de quatro milhões de toneladas de soja e milho. “Este novo investimento no porto público amplia as operações de soja e contribui também no reforço de outras cargas”, disse José Kfuri, CEO da Terlogs.
Durante a solenidade, o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, fez elogios à gestão da agricultura no Estado. “Santa Catarina é um exemplo de agricultura não só pela presença dos portos, mas pela cultura de produção diversificada. Tem sistema de sanidade animal reconhecido pelo mercado mundial e Santa Catarina tem acesso a mercados que os demais estados não tem, a exemplo de bovinos e suínos. Acabamos de negociar a abertura do mercado da Coreia do Sul para Santa Catarina, exclusivamente. Eles deverão vir aqui 16 para fazer as vistorias e logo depois liberar a exortação”, disse o ministro Blairo Maggi.
{article Ana Paula Keller – ADR Joinville – Assinatura}{text}{/article}