Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Termina no mês de...

Termina no mês de julho o prazo para as escolas realizarem a coleta do Censo Escolar da Educação Básica/2013

As escolas estaduais, municipais e particulares de todo o Brasil têm até o dia 31 de julho de 2013 para realizar a coleta do Censo Escolar da Educação Básica. Esta pesquisa é coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios.

Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), essa pesquisa tem por objetivo fazer um amplo levantamento das escolas de educação básica no país, no que concerne à escola, às turmas, aos professores de sala de aula e aos alunos, da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio. Conforme o MEC trata-se de uma ferramenta indispensável para conhecer a situação educacional, tanto do país, dos Estados e dos municípios, e acompanhar a efetividade das políticas públicas.

De acordo com a professora Neli Bastezini Kronbauer, coordenadora do Censo Escolar, da Gerência Regional de Educação (Gered), de São Lourenço do Oeste, o Censo Escolar da Educação Básica serve de base para que os Governos Federal e Estadual repassem recursos, através do “Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Programa Nacional de Transporte Escolar (Pnate), o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e para a determinação de distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), entre outras ações”.

Segundo Neli, a Gered de São Lourenço do Oeste atende 49 escolas, as quais recebem todas as orientações necessárias para que a coleta seja feita até o dia 31 de julho, além de garantir que a realidade de cada instituição seja explicitada.

Sistema Educacenso
O Educacenso é um sistema informatizado de levantamento de dados do Censo Escolar. Utiliza ferramentas da web para a coleta, organização, transmissão e disseminação dos dados, mediante o cruzamento de informações da  escola, da turma, de professor de sala de aula e de aluno.

Diante disso, conforme a professora da Gered, é de grande importância que as escolas efetuem as coletas, pois se trata de uma radiografia da educação básica nacional, sobre a qual políticas públicas são mantidas e outras são criadas. Noutros termos, os dados coletados têm relação direta com a liberação de recursos financeiros do governo federal aos estados e municípios. Por meio do Censo Escolar é possível, também,  saber um pouco das condições estruturais das escolas. Verbas para a aquisição de ônibus para o transporte escolar, por exemplo, são liberadas apenas a partir da análise dos dados informados na base do INEP.
 

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – São Lourenço do Oeste
Samara Graciolli – Assessoria de Comunicação
E-mail: ascom@snx.sdr.sc.gov.br / sdrsaolourencodooeste@spg.sc.gov.br
Telefone: (49) 3372-1009

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support