Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Começa, em Rio do...

Começa, em Rio do Sul, o 6º Seminário Estadual de Agricultura

Secretários municipais e técnicos de Agricultura de Santa Catarina reúnem-se nesta quinta, dia 7, e sexta-feira, 8, no Cedup de Rio do Sul, para debaterem aspectos relativos ao desenvolvimento agropecuário catarinense, no 6º Seminário de Secretários e Técnicos Municipais de Agricultura do Estado de Santa Catarina. Com palestras e painéis sobre a agricultura familiar, o novo Código Florestal e o Código Ambiental Estadual, o evento foi aberto pelo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.

Em Santa Catarina, há 195 mil propriedades rurais economicamente ativas, e destas, 90% têm menos de 50 hectares, ou seja: a maioria das propriedades catarinenses é dedicada à agricultura familiar. Mesmo com pequena extensão de terras, o Estado se destaca como o maior produtor brasileiro de cebola, maçã, suínos e ostras, e como o segundo maior produtor nacional de arroz irrigado, de aves e de tabaco. “Não é o tamanho da propriedade que define o tamanho do negócio, é o que se produz e como se produz”, ressaltou o secretário Spies, durante a palestra de abertura do evento.

Um dos grandes desafios da agricultura familiar é se manter competitiva e viável num ambiente de constantes mudanças, principalmente de mercado e das exigências legais e de novas tecnologias. Para o gerente regional de Agricultura da SDR de Rio do Sul, Valdonei Eger, o que diminui os riscos com o clima, de mercado e sanitários é o investimento na diversificação de culturas. “O agricultor deve aproveitar da melhor forma possível a combinação das suas atividades para gerar o máximo de resultados, e isto exige boa gestão da propriedade”.

O evento mostra que a agricultura familiar é viável e competitiva, exigindo investimentos na organização das cadeias produtivas e na profissionalização. O 6º Seminário de Secretários e Técnicos Municipais de Agricultura do Estado de Santa Catarina é promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), com apoio das SDRs.

Informações adicionais:
Homero Buzzi
Email: imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3526-3014

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support