Começa, em Rio do Sul, o 6º Seminário Estadual de Agricultura
Secretários municipais e técnicos de Agricultura de Santa Catarina reúnem-se nesta quinta, dia 7, e sexta-feira, 8, no Cedup de Rio do Sul, para debaterem aspectos relativos ao desenvolvimento agropecuário catarinense, no 6º Seminário de Secretários e Técnicos Municipais de Agricultura do Estado de Santa Catarina. Com palestras e painéis sobre a agricultura familiar, o novo Código Florestal e o Código Ambiental Estadual, o evento foi aberto pelo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.
Em Santa Catarina, há 195 mil propriedades rurais economicamente ativas, e destas, 90% têm menos de 50 hectares, ou seja: a maioria das propriedades catarinenses é dedicada à agricultura familiar. Mesmo com pequena extensão de terras, o Estado se destaca como o maior produtor brasileiro de cebola, maçã, suínos e ostras, e como o segundo maior produtor nacional de arroz irrigado, de aves e de tabaco. “Não é o tamanho da propriedade que define o tamanho do negócio, é o que se produz e como se produz”, ressaltou o secretário Spies, durante a palestra de abertura do evento.
Um dos grandes desafios da agricultura familiar é se manter competitiva e viável num ambiente de constantes mudanças, principalmente de mercado e das exigências legais e de novas tecnologias. Para o gerente regional de Agricultura da SDR de Rio do Sul, Valdonei Eger, o que diminui os riscos com o clima, de mercado e sanitários é o investimento na diversificação de culturas. “O agricultor deve aproveitar da melhor forma possível a combinação das suas atividades para gerar o máximo de resultados, e isto exige boa gestão da propriedade”.
O evento mostra que a agricultura familiar é viável e competitiva, exigindo investimentos na organização das cadeias produtivas e na profissionalização. O 6º Seminário de Secretários e Técnicos Municipais de Agricultura do Estado de Santa Catarina é promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), com apoio das SDRs.
Informações adicionais:
Homero Buzzi
Email: imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3526-3014