Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transportes
  4. /
  5. Terceirização no aeroporto de...

Terceirização no aeroporto de Jaguaruna inicia na segunda-feira

A empresa RDL, vencedora da licitação para administrar o aeroporto regional Humberto Ghizzi Bortoluzzi, de Jaguaruna, se instala no local a partir da próxima segunda-feira, 5. A decisão foi anunciada pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, após reunião com diretores da empresa, na manhã desta quinta-feira,1. Na próxima semana o secretário também pretende se reunir com o secretário regional de Tubarão, Stener Soratto, para que a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) possa participar do processo.

Os diretores da empresa garantiram que em 60 dias o aeroporto estará pronto para operar os primeiros vôos. “Nesse período vamos fazer as adequações físicas necessárias, instalar os equipamentos de navegação e segurança de vôo, que já foram adquiridos, enquanto o departamento comercial da empresa continua com os contatos com as empresas aéreas interessadas em operar na região”, explicou o secretário.

Nesse período, informa Cobalchini, além da instalação dos equipamentos de navegação, a Secretaria vai trabalhar institucionalmente na homologação do aeroporto na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Antes de instalarmos os equipamentos não podemos receber a vistoria da Anac, por isso vamos fazer esse trabalho paralelo em Brasília”. Conforme o secretário, já existem contatos com as empresas Trip, Azul, Passaredo e NHT, interessadas em operar no aeroporto.

Na avaliação do secretário, o Governo do Estado deu passos importantes para colocar o aeroporto em funcionamento. “Finalizamos as obras, avançamos num processo de licitação inédito em Santa Catarina, contratamos a empresa e agora estamos nos organizando para recebermos os primeiros vôos. É determinação do governador que esse aeroporto esteja em funcionamento o mais rápido possível”, argumentou.

Investimentos Futuros – De acordo com o secretário Cobalchini, a médio e longo prazo estão definidos novos investimentos no aeroporto. “Como ele está hoje, com a pista de30 metrosde largura, é possível receber vôos regulares, mas nós já temos um projeto para alargar a pista para45 metrose também para construirmos um terminal de carga, mas isso vai acontecer a médio prazo, depois que o aeroporto estiver viabilizado”, disse. “Estamos trabalhando no Governo Federal para conseguirmos os recursos para esses investimentos”, finalizou.

Informações adicionais:
Frutuoso Oliveira
Secretaria de Estado da Infraestrutura
E-mail: frutoliveira@hotmail.com
Telefone: (48) 8843-0614

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support