Terceirização no aeroporto de Jaguaruna inicia na segunda-feira
A empresa RDL, vencedora da licitação para administrar o aeroporto regional Humberto Ghizzi Bortoluzzi, de Jaguaruna, se instala no local a partir da próxima segunda-feira, 5. A decisão foi anunciada pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, após reunião com diretores da empresa, na manhã desta quinta-feira,1. Na próxima semana o secretário também pretende se reunir com o secretário regional de Tubarão, Stener Soratto, para que a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) possa participar do processo.
Os diretores da empresa garantiram que em 60 dias o aeroporto estará pronto para operar os primeiros vôos. “Nesse período vamos fazer as adequações físicas necessárias, instalar os equipamentos de navegação e segurança de vôo, que já foram adquiridos, enquanto o departamento comercial da empresa continua com os contatos com as empresas aéreas interessadas em operar na região”, explicou o secretário.
Nesse período, informa Cobalchini, além da instalação dos equipamentos de navegação, a Secretaria vai trabalhar institucionalmente na homologação do aeroporto na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Antes de instalarmos os equipamentos não podemos receber a vistoria da Anac, por isso vamos fazer esse trabalho paralelo em Brasília”. Conforme o secretário, já existem contatos com as empresas Trip, Azul, Passaredo e NHT, interessadas em operar no aeroporto.
Na avaliação do secretário, o Governo do Estado deu passos importantes para colocar o aeroporto em funcionamento. “Finalizamos as obras, avançamos num processo de licitação inédito em Santa Catarina, contratamos a empresa e agora estamos nos organizando para recebermos os primeiros vôos. É determinação do governador que esse aeroporto esteja em funcionamento o mais rápido possível”, argumentou.
Investimentos Futuros – De acordo com o secretário Cobalchini, a médio e longo prazo estão definidos novos investimentos no aeroporto. “Como ele está hoje, com a pista de30 metrosde largura, é possível receber vôos regulares, mas nós já temos um projeto para alargar a pista para45 metrose também para construirmos um terminal de carga, mas isso vai acontecer a médio prazo, depois que o aeroporto estiver viabilizado”, disse. “Estamos trabalhando no Governo Federal para conseguirmos os recursos para esses investimentos”, finalizou.
Informações adicionais:
Frutuoso Oliveira
Secretaria de Estado da Infraestrutura
E-mail: frutoliveira@hotmail.com
Telefone: (48) 8843-0614