Terça-feira começa com temperatura baixa e sol entre nuvens em Santa Catarina
O amanhecer desta terça-feira, 19, foi marcado por temperatura baixa em todas as regiões do Estado. Houve registro de temperatura negativa em Urupema, na Serra Catarinense, -1ºC. O fenômeno é causado por uma massa de ar polar que predomina no Sul do Brasil.
Conforme a meteorologista do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) Laura Rodrigues o clima gelado será amenizado no decorrer da semana e a temperatura sobe gradativamente. A umidade do ar estará baixa, mantendo o tempo estável.
Foto: Lucas Rocha/Foto Argus – São Joaquim
Para esta terça-feira, a previsão é de sol entre nuvens em todas as regiões. A temperatura estará em pequena elevação durante o dia, com máxima abaixo de 20°C no Estado. O vento sopra de sudoeste a sudeste com intensidade fraca.
Na madrugada de quarta-feira, 20, permanece a condição de temperatura mínima negativa, entre -1°C e -3°C, nas áreas altas do Oeste ao Planalto, com formação de geada.
Atenção para o mar
Maré alta, vento sul, mar agitado e lua cheia mantém risco de alagamento no Litoral de Santa Catarina. De segunda a quarta-feira mantêm-se as condições favoráveis a alagamento das regiões mais baixas do Litoral, devido à maré alta associada a predominância de ventos do quadrante Sul, mar agitado e presença de lua cheia (maré de sizígia).
Recomenda-se especial atenção para os locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.
>>>> Acompanhe a altura da maré na localidade mais próxima de sua cidade
Estado tem mais de 100 locais para doação de agasalhos
Para auxiliar pessoas carentes, principalmente os moradores de rua, o Governo do Estado está divulgando uma lista com alguns pontos de coleta para quem quiser doar roupas, cobertores e calçados. Foram identificados 104 pontos em 95 cidades catarinenses.
>>>Acesse e divulgue a lista com os endereços dos pontos de coleta.
Para os interessados em ajudar, a recomendação é fazer contato por telefone e saber o melhor horário para efetuar a doação. Cada posto de coleta será responsável pela triagem e pela distribuição das peças e são muito bem vindos cobertores, colchas, casacos, blusas de lã e peças de roupas, meias de lã, sapatos fechados, entre outros itens.
A pessoa que receber a doação pode não ter como fazer conserto nas peças, por isso evite mandar para os centros de arrecadação roupas rasgadas, sujas ou que não sejam adequadas à estação. Lembre-se que você está fazendo uma doação para ajudar outra pessoa, não para esvaziar o guarda-roupa.
A lista foi elaborada pelo Governo de Santa Catarina para centralizar e apoiar as iniciativas do público em geral, municípios, empresas e instituições, com campanhas independentes.
Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail:bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3005/8843-5460
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC