Tênis de mesas tem time de campeões brasileiros na Olesc
Enzo Nakashima tem vários títulos brasileiros. Foto: Antonio Prado
Quem vê pela primeira vez Enzo Nakashima (Joinville), Luís dos Anjos (Joaçaba) e Larissa Correa (Joinville) sentados na arquibancada do ginásio da Escola Municipal Renato Pradi, em Jaraguá do Sul, em meio aos 152 atletas à espera da vez para jogar nos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc), nem imagina que o trio tem em comum um talento nato para jogar tênis de mesa e muitos títulos brasileiros no currículo.
Nakashima recentemente conquistou nada menos que quatro medalhas de ouro na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina, para estudantes de 15 a 17 anos. O mesatenista faz parte de uma família com tradição no esporte. Seus pais, ex-atletas, conheceram-se em um torneio de tênis de mesa. Casaram e tiveram três filhos que, logo cedo, identificaram-se com o esporte. Todos acompanhavam os pais nos treinos. A irmã mais velha acabou não seguindo no esporte. Enzo já integrou seleções brasileiras de base e possui medalhas em outras edições de Jogos Escolares da Juventude.
Larissa, outra campeã brasileira, nem imagina chegar neste nível na carreira. Foto: Antonio Prado/Fesporte
Só em 2015 Enzo já foi campeão brasileiro de inverno, no Rio de janeiro; campeão brasileiro de verão, na Bahia; e campeão da Copa Brasil sub-15 e sub-18. “Esta Olesc está muito boa. O legal é que aqui todo mundo vai pra cima, querendo vencer o campeão”, diz o joinvilense.
Enzo faz parte dos craques que disputam a Olesc em Jaraguá do Sul assim como Luís dos Anjos, 16 anos, de Joaçaba. Luís tem no currículo títulos de peso como o Campeonato Latino- Americano infantil por equipe, campeão da Copa do Brasil, campeão brasileiro juvenil e infantil, além de campeão brasileiro escolar em duplas e equipe com o amigo Enzo.
Luís dos Anjos é natural do Distrito Federal e foi para Joaçaba em 2014, após ser convidado por um treinador catarinense para residir na cidade. “Aqui em Santa Catarina, o nível técnico do tênis de mesa é um dos melhores do Brasil. Em Joaçaba, é dez. A cidade tem uma infraestrutura para o tênis excelente, e isso faz a diferença na hora do jogo”, constata.
Campeão latino-americano, Luís dos Anjos é natural do Distrito Federal e mora em Joaçaba. Foto: Antonio Prado/Fesporte
Diferença também faz o tênis de mesa de Larissa Cristina, 16 anos, de Joinville. Ela já venceu três vezes a Olesc, duas vezes os Joguinhos Abertos de Santa Catarina e foi campeã brasileira por equipe em 2013 e 2014. “Fico muito feliz em jogar tênis. Nem imagina em chegar neste nível em minha carreira”, diz.
A etapa estadual da Olesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte em parceira com a Secretaria Estadual de Educação e prefeitura de Jaraguá do Sul.
Informações adicionais para a imprensa
Antônio Prado
Assessoria de Imprensa
Fundação Catarinense de Esporte – Fesporte
Fone: (48) 3665-6126/ (48) 99949-5255
E-mail: prado@fesporte.sc.gov.br
Site: www.fesporte.sc.gov.br