Temporais e granizo danificam sistema elétrico da Celesc
Devido às rajadas de vento e chuva forte que ocorreram na noite de quinta-feira, 25, 44 mil unidades consumidoras (UCs) da Celesc ficaram sem energia por volta das 20h30. As principais regiões afetadas foram Joaçaba, Videira e Lages. Nesta sexta-feira pela manhã, esse número havia diminuído para 28.597 em decorrência do trabalho de atendimento emergencial.
Em Joaçaba, no início do vendaval, 29 mil UCs ficaram sem luz. A principal causa foi queda de vegetação e objetos sobre a rede elétrica, provocando danos em condutores e quebra de postes. A vegetação na rede também foi o principal problema na região de Chapecó. As equipes de emergência continuam trabalhando e, por volta das 10h, conseguiram reestabelecer 90% das unidades afetadas. Até as 11h desta sexta, somente 384 ainda estão sem energia elétrica.
Na área de Lages, 14.845 unidades consumidoras estavam sem luz às 2h. Na manhã desta sexta, 20 equipes trabalhavam para restabelecer o sistema, quando ainda havia 7,2 mil unidades afetadas. Os municípios mais atingidos foram Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Anita Garibaldi e São José do Cerrito.
Em Videira, um transformador foi danificado, causando queda de luz na cidade e em Caçador. Por meio de uma manobra, a Celesc conseguiu restabelecer a energia, no entanto, uma chuva de granizo na manhã de sexta deixou 2,8 mil UCs novamente sem energia.
A Celesc alerta seus consumidores para que mantenham distância de fiação elétrica caída e não toquem, em nenhuma hipótese, em cabos partidos. Nesses casos, o consumidor deve comunicar imediatamente a situação para a Empresa por chamada gratuita pelo número 0800-480196.
A Epagri/Ciram emitiu alerta sobre grandes volumes de chuva na maior parte de Santa Catarina durante todo final de semana. O mau tempo deve persistir no Meio-Oeste, Planalto Norte e Sul, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis até o domingo, inclusive, por conta da formação de um ciclone extratropical próximo à costa catarinense. Existem riscos de ventania e granizo isolado, especialmente do Oeste ao Norte do Estado.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Celesc
E-mail: comunica@celesc.com.br