Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Temporais, deslizamentos de terra...

Temporais, deslizamentos de terra e chuva de granizo são registrados em Santa Catarina

A previsão de tempo para esta quarta-feira, 15, indica que a chuva segue com intensidade moderada a forte em SC, com valores de 60 a 100 mm na maioria das regiões, ainda por influência da frente fria. No Oeste e Meio-Oeste, a chuva diminui e as temperaturas caem a partir da tarde com aproximação de uma massa de ar mais frio. Vento de sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas. As informações são da Epagri/Ciram.

Segundo a Defesa Civil, até às 19h30 de terça-feira, 14, 45 municípios de Santa Catarina tiveram algum dano provocado pela chuva.

Seara. Foto: SDR Seara

>>> Vídeo mostra casa sendo levada em Coronel Freitas


Maravilha

>>> Em coletiva de imprensa, governador e secretário da Defesa Civil divulgam ações de assistência a famílias atingidas pelas chuvas

>>>  Cerca de 200 escolas da rede pública estadual tiveram aulas suspensas devido à chuva

>>>  Abastecimento de água continua prejudicado em municípios do Oeste do Estado

>>> Celesc continua reparos na rede elétrica de Chapecó e Concórdia

>>> Temporais causam danos à rede elétrica no Meio-Oeste e Oeste de Santa Catarina

>>> Casan informa sobre problemas de abastecimento de água no Oeste

>>> Chuva provoca interdição de rodovias em Santa Catarina

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento, granizo e tornado: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone e água devido aos raios e relâmpagos.

>>> Defesa Civil faz orientações em caso de tornado em Santa Catarina

Tempestades severas: podem gerar tornados com pouco ou nenhum aviso prévio. Atenções para tempestades severas devem encorajar as pessoas a estarem atentas para mudanças nas condições do tempo e possíveis avisos. Os avisos de curtíssimo prazo geralmente tem duração de uma hora e, caso um tornado seja avistado, deve-se procurar um local abrigado imediatamente.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

 

Mais informações:
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5006