Videoconferência fala sobre nova vacina que será oferecida às gestantes a partir de novembro
Na tarde desta segunda-feira, 6, foi realizada, na sede da SDR Itapiranga, uma videoconferência sobre a implantação da vacina Tríplice Acelular dTpa, para difteria, tétano e coqueluche. A vacina é para adultos, gestantes e profissionais da saúde que trabalham em maternidades e UTI neonatal.
<<<Para fazer download da foto acesse a galeria
Estiveram presentes os responsáveis pelas salas de vacina dos municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Iporã do Oeste, Tunápolis e Riqueza. A vacina Tríplice Acelular será implantada a partir de novembro de 2014 no Calendário Nacional de Vacinação da gestante, como reforço de complementação do esquema da vacina dupla adulto, para difteria e tétano. A dose será disponibilizada às gestantes a partir da 27ª semana de gestação até 20 dias antes da data provável do parto.
“Ela tem como objetivo diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche, que é uma doença infecciosa aguda de alta transmissibilidade e uma importante causa de mortalidade infantil. A doença é causada pelas bactérias Bordetella pertussis e Bordetella parapertussis, sendo o homem o único reservatório natural”, explicou a gerente de Saúde, Marciele Pivatto.
Ao tomar a vacina, a gestante oferece proteção vacinal indireta nos primeiros meses de vida dos recém-nascidos, pois, são passados anticorpos maternos por via transplacentária para o feto até que a criança tenha a oportunidade de completar o esquema vacinal, que começa a partir do segundo mês de vida.
{article Márcia Welter – SDR Itapiranga}{text}{/article}