Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Telemedicina

Telemedicina

acoes da saude 20130605 1466048178

A Telemedicina é um sistema de apoio à atenção básica de saúde que surgiu em 2005, por meio de uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo é facilitar o acesso do cidadão a exames médicos e também permitir aos especialistas maior rapidez nos resultados e nos laudos dos procedimentos realizados. A Telemedicina tem seus serviços disponíveis em todos os municípios catarinenses.

Ela está dividida em três frentes de serviços: telediagnóstico, com exames de eletrocardiograma e de dermatologia; Sistema de Apoio ao Laboratório Central de Análises Clínicas (Lacen); e suporte aos equipamentos de imagens médicas em hospitais públicos estaduais.

Cardiologia e dermatologia

O sistema conta com uma infra-estrutura tecnológica que suporta o envio de exames e a emissão de laudos à distância, ou seja, por especialistas que não estejam necessariamente no mesmo local ou cidade do paciente.

O Telediagnóstico envolve exames de eletrocardiograma e dermatologia que são carregados no portal da Telemedicina, sendo que em até 72 horas os especialistas enviam o laudo médico. Os exames são feitos na cidade onde o paciente mora, em unidades básicas de saúde ou policlínicas. 

Auxílio para laboratórios e hospitais

O Lacen também obteve maior rapidez na entrega dos resultados de exames de análises clínicas. Antes, o laboratório enviava seus exames por correio. 

O Raios-x digital, a tomografia computadorizada, a ressonância magnética e a ultrassonografia são exames realizados nos hospitais públicos estaduais e armazenados no sistema eletrônico da Telemedicina. O objetivo disso é que pacientes, médicos e demais profissionais da saúde tenham acesso a essas informações em qualquer lugar do Estado.

Mais informações no site do Sistema Catarinense de Telemedicina

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support