Tecon Imbituba volta a receber uma linha internacional
O Tecon (Terminal de Contêineres) do Porto de Imbituba, que já opera um serviço semanal de cabotagem, volta a ter uma linha internacional depois de mais de quatro anos.
O serviço iniciará com escalas a cada três semanas na cidade e, quando atingir a capacidade máxima, há planos de inserir um segundo navio na rota.
No primeiro semestre de 2023, estes dois navios realizaram três viagens ao Brasil e têm como principais destinos os portos de Cartagena, na Colômbia, Rio Haina, na República Dominicana, e Mariel, em Cuba, os quais atuam também na América Central e Caribe.
O Porto de Imbituba está sob a gestão do Estado de Santa Catarina, por meio da SCPar. A última linha de longo curso operou entre os anos de 2017 e 2019. A volta de uma conexão internacional é comemorada pelo governo estadual.
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, fala do serviço que vai melhorar a logística das importações e exportações:
SONORA
Inserido em um dos principais pólos industriais e portuários do país, o Tecon é de fácil acesso rodoviário (pela BR-101), ferroviário e marítimo.
O terminal também é privilegiado por estar em um porto de águas profundas e abrigado, capaz de receber sem restrições os maiores navios que já começam a acessar a costa brasileira.
Repórter: Kenia Casagrande