Tecnologias como recurso pedagógico para pessoas com deficiência visual é tema de capacitação
Professores dos Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDES), assistentes técnicos pedagógicos, especialistas e professores das salas de informática, participaram durante esta sexta-feira, 26, de um encontro de formação sobre “Tecnologias como Recurso Pedagógico para Pessoas com Deficiência Visual”. A atividade faz parte de um calendário bimestral de capacitações promovido pela Educação Especial em parceria com o Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Gerencia Regional de Educação/SDR Xanxerê.
O objetivo da atividade é de atualizar o professor para que ele tenha conhecimento dos recursos existentes na escola que podem ser trabalhados com os alunos. Além disso, a atividade proporcionou a troca de informações e experiências.
A capacitação foi ministrada pelo professor Ricardo Cavalheiro. Ele é deficiente visual e explica que os alunos com deficiência visual estão inclusos no mundo digital. “Hoje passamos um pouco do nosso conhecimento aos professores, sobre a inclusão digital. Queremos mostrar que os alunos com deficiência visual também podem estar inclusos no mundo digital. Eles podem fazer qualquer coisa com o computador, apenas através de meios diferentes, ou seja, programas adaptados”, comenta.
Segundo Ricardo, os programas oferecem um feedback entre o computador e a pessoa. “Tudo o que aparece na tela, fala. É como se fosse um leitor de tela. É por isso que tudo o que uma pessoa sem a deficiência visual faz no computador, o deficiente visual também pode fazer. Até mesmo a interatividade através das redes sociais, instagram, facebook e afins”, explica.
O secretário de Desenvolvimento Regional, Ivan Marques, acompanhou a capacitação. Segundo Marques, a inclusão digital é fundamental e o Governo do Estado está preocupado em capacitar os professores para trabalhar em sala de aula com os alunos com deficiência visual. “Fico muito feliz em ver tantos profissionais participando desta capacitação, especialmente quando se trata de inclusão. É uma grande oportunidade de proporcionarmos o conhecimento aos alunos através do mundo virtual e além disso fazer com que eles possam interagir com o computador e as ferramentas que ele oferece”.
Hoje a Regional de Xanxerê conta com 23 salas multifuncionais que atendem no contra turno escolar, alunos com deficiência visual, auditiva e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e mental.
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