Joinville é selecionado pelo Ministério da Saúde para usar tecnologia de combate à dengue
Uma metodologia inovadora e autossustentável vai começar a ser utilizada em Joinville, no Norte do estado, no combate à dengue.
A tecnologia “Wolbachia” vai complementar as demais ações de prevenção ao mosquito no município a partir de 2024.
O método consiste na liberação no ambiente do mosquito Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, reduzindo sua capacidade de transmissão de doenças.
A técnica tem sido implementada em diversos países, inclusive no Brasil, para impedir que os vírus da dengue, chikungunya e Zika se desenvolvam no vetor.
Importante destacar que não ocorre modificação genética no mosquito, bem como não causa efeitos indesejáveis em humanos.
As ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti são permanentes e tratadas como prioridade pelo Governo Estadual.
O Estado oferece continuamente aos municípios apoio técnico e fornecimento de insumos, como larvicidas, inseticidas e testes diagnósticos, além de veículos para aplicação dos inseticidas. Também já foram investidos recursos em ações de comunicação, como campanhas publicitárias.
A gerente de Zoonoses da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, Ivânia Folster, explica como funciona o novo método e reforça que ele deve ser usados de forma complementar às demais ações de prevenção à dengue:
SONORA
Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/