Técnicos da Vigilância Sanitária e dos Sistemas de Inspeção reuniram-se na SDR Ibirama
Técnicos da Vigilância Sanitária e do Sistema de Inspeção Municipal (SIE) da região da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) Ibirama, juntamente com técnicos da Cidasc responsáveis pelo SIE, reuniram-se na sexta-feira, 17, para debater sobre a atuação na fiscalização do setor de carnes a partir do Decreto nº 02 de 8 de janeiro de 2015 que define normas para o armazenamento, fracionamento e venda de carnes.
A reunião foi realizada na SDR Ibirama, coordenada por Rosdalva Schroder, fiscal sanitarista da SDR Ibirama juntamente com César Augusto de Macedo, médico veterinário da Cidasc da região e contou com a participação de Esthér Elisa Wachholz, de Blumenau, responsável pelo SIE para a região.
O objetivo da reunião, segundo Rosdalva, foi unificar a atuação dos sanitaristas e responsáveis pelos sistemas de inspeção municipal e estadual, visando garantir o cumprimento do Decreto 02/2015, que assegura a qualidade da carne comercializada na região pelos açougues e entrepostos.
De acordo com a instrução normativa, os açougues Tipo A são aqueles que possuem sala especial para fracionar e moer carnes a uma temperatura de 10ºC e que possuem técnico responsável. Os açougues B são aqueles que não possuem sala especial e técnico responsável e só podem moer a carne na presença do consumidor. Já os Entrepostos de Carne são aqueles que possuem câmara fria e estrutura para realizar o trabalho visando a venda de carne embalada. Estes também necessitam de técnico responsável.
Informações adicionais para a imprensa:
Dante Bonin
Fone (47) 3357-8908
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br