Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Técnicos da secretaria de...

Técnicos da secretaria de Educação concluem assessoria pedagógica nas unidades escolares da região

encerramento da visita tecnica sed e fcee 20160513 1673152696

 

De 9 a 13 de maio as unidades escolares de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna receberam a visita de técnicos da Fundação Catarinense de Educação (FCEE) e Secretaria de Estado da Educação (SED) para assessoria aos professores e assistentes pedagógicos das turmas do Serviços de Atendimento Educacional Especializado (SAED´s).

Durante as visitas os profissionais foram orientados a cerca do atendimento especializado, conheceram o corpo técnico e prestaram esclarecimentos referente encaminhamentos, avaliação, socialização e as questões metodológicas e administrativas.

Nas unidades os técnicos visitaram os espaços utilizados pelos alunos incluídos, conhecendo a estrutura e atividades oferecidas as turmas dos SAED´s, promovendo momentos para troca de experiências. A FCEE também divulgou os cursos e capacitações desenvolvidos pela instituição, que visam preparar os educadores para o desenvolvimento de novas habilidades e a busca de melhores resultados nos atendimentos, considerando sempre o aumento da demanda e as especificidades de cada deficiência.

Além destas, as unidades receberam sugestões da FCCE nas áreas de informática e educação física, para trabalhar o uso das tecnologias com o grupo e a saúde junto aos alunos e ofereceram o uso de materiais adaptados que podem contribuir nesta construção.

A interação dos técnicos com diretores, professores e a equipe da gerência de Educação se encerra na tarde desta sexta-feira, 13, com encontro de todos dos gestores e professores das 16 escolas de abrangência da regional que oferecem o atendimento especializado.

A coordenadora de Educação Especial da SED e psicóloga do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação de Santa Catarina(NAAH/S – SC), Gabriela Dietrich acompanharam as visitas realizadas nesta manhã na EEB Jerônimo Coelho e EEM Almirante Lamego, onde as altas habilidades e superdotação estiveram em pauta. A psicóloga Gabriela Dietrich destacou que o aluno de atendimento educacional especializado que tem liderança, seja medalhista ou com habilidade superior, oprofessor precisa ser um facilitador oferecendo suplementação, pesquisas e envolver o aluno em projetos.

Saiba mais sobre o SAED:

O Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAED) é uma atividade de caráter pedagógico prestado por profissional da educação especial, voltado ao atendimento das especificidades dos alunos com deficiências, condutas típicas ou altas habilidades matriculados na rede de ensino regular. Tendo como objetivo complementar, apoiar e suplementar o processo de ensino aprendizagem, não configurando ensino particular ou reforço escolar.

Entre os municípios de Laguna, Imbituba, Imaruí, Garopaba, Paulo Lopes e Pescaria Brava, são cerca de 154 alunos, matriculados na rede regular de ensino, divididos em16 turmas mistas. Os atendimentos e a inclusão destes portadores de deficiências visual, auditiva, mental, transtornos de Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDH) e Global de Desenvolvimento (TGD), são promovidos por 15 professores, 3 efetivos e 12 profissionais ACT´S.

{article Fabrícia Silveira Carneiro – ADR Laguna – Assinatura}{text} {readmore}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support