Técnicas de conservação do solo é tema de reunião da Epagri com agricultores de Maracajá
A Epagri de Maracajá promoveu nesta quinta-feira, 10, uma reunião sobre conservação e uso do solo. Na reunião, foi enfatizada a importância de se reduzir os custos no preparo de solo por meio de práticas conservacionistas como o plantio direto e o cultivo mínimo.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Epagri de Maracajá, Ricardo Martins, o objetivo da reunião foi informar aos agricultores do município sobre a importância de se adicionar e preservar a matéria orgânica do solo, com a implantação de plantas de cobertura, adubação verde e rotação de culturas. “Sabemos que possuímos poucos equipamentos para plantio direto, por exemplo, mas a formação de associações e usos coletivos de máquinas podem viabilizar a técnica em pequenas propriedades”, ressaltou Ricardo.
Na apresentação, foi destacada a importância da cobertura do solo, principalmente em solos de textura muito arenosa, presentes na região, que sofrem muito com déficit hídrico, erosão e lixiviação de nutrientes. “No plantio direto, a camada de palha melhora as características físicas, químicas e biológicos do solo, refletindo diretamente na produtividade das principais culturas, especialmente a longo prazo”, finalizou Ricardo.
Ao final da reunião, alguns agricultores maracajaenses demonstraram interesse em iniciar alguns trabalhos de plantio direto no cultivo de grãos, e como sugestão avaliar as diferenças de produtividade em ambos os sistemas (plantio direto e plantio convencional).
Mais informações:
Engenheiro agrônomo Ricardo S. Martins
Epagri Maracajá
Telefone: (48) 3529-0118
E-mail: ricardomartins@epagri.sc.gov.br
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Governo de Santa Catarina/ Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0053/ 9148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua