Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Tarifa do gás natural...

Tarifa do gás natural em Santa Catarina reduz em média 13%

A Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) aprovou duas resoluções que atualizam os percentuais do custo do gás e transporte e da margem bruta de distribuição do gás canalizado, principais componentes da tarifa do gás natural. Como resultado, a partir de 1º de julho, as tarifas do energético reduzirão em média -13,6% no estado, variando o reajuste de acordo com cada segmento de mercado.

Em janeiro deste ano, os consumidores catarinenses já receberam uma redução média de -10,8%, referente ao repasse do Custo do Gás e Transporte. Se somarmos o percentual a partir de julho, o acumulado chega a aproximadamente -23% na tarifa média dos segmentos.

“A notícia é muito boa para os segmentos de transporte, industrial e mercado urbano. Barateia significativamente o custo nesses setores e esperamos que se reflita também no bolso do consumidor final”, afirmou o governador Jorginho Mello.

A redução no custo do gás e do transporte é resultado da redução do indexador dos contratos de suprimento (petróleo tipo Brent) e do efeito da amortização do saldo da conta gráfica que ocorreu ao longo do primeiro semestre de 2023.

O reajuste ocorre no estado semestralmente, nos meses de janeiro e julho. As projeções do custo do gás e do transporte são mensalmente disponibilizadas no site oficial da Companhia. As tabelas tarifárias atualizadas também estarão disponíveis no site da SCGÁS a partir do início de sua vigência.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SCGÁS

Assessoria de imprensa da SCGÁS - Companhia de Gás de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support