Talento do paradesporto mundial, Ymanitu Silva fala sobre o Parajasc 2024
O catarinense, Ymanitu Silva, é um dos grandes nomes do paradesporto brasileiro e roda o mundo representando o estado de Santa Catarina nas principais competições da modalidade tênis em cadeira de rodas. Em entrevista para a reportagem da Fesporte, o paratleta reverenciou a realização dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), considerando um evento pioneiro no país.
“Nosso estado é referencia no paradesporto, foi pioneiro em realizar um evento dessa magnitude e sendo assim há tempos vem revelando vários talentos pro cenário nacional. O Parajasc pode mudar a vida e a carreira do paratleta, pois é a porta de entrada a uma grande competição e, quem sabe, uma grande carreira no paradesporto”, conta Ymanitu.
O paratleta de 41 anos, e que é natural do município de Tijucas na Grande Florianópolis, sofreu um acidente de carro em 2007 e ficou tetraplégico, em um duro momento de sua vida. Durante a reabilitação, conheceu o tênis em cadeira de rodas e se encantou. Passou a dedicar-se profissionalmente e atualmente roda o mundo disputando alguns dos principais torneios, como o Grand Slam de Roland Garros.
Na Espanha onde participava de mais um torneio da modalidade tênis em cadeira de rodas, o paratleta recordou para a Fesporte um dos momentos mais especiais de sua vida e de sua carreira.
“Quando saiu a lista de classificados pra Roland Garros, o Guga disse que estaria lá no meu jogo pessoalmente torcendo por mim. Eu não acreditei, mas assim que começou a partida eu olho pro lado e lá estava ele e seu irmão Rafael torcendo, me dando força e incentivando até o ultimo ponto. Sonho mais que realizado”, recorda Ymanitu que é também representante do Programa Bolsa Atleta do governo do estado de Santa Catarina.
Ao longo da carreira, Ymanitu Silva conquistou uma série de excelentes resultados representando o estado de Santa Catarina, entre os quais estão a medalha de prata nas duplas durante os jogos Parapan-americanos de Santiago no ano de 2023, vice-campeonato na competição por duplas durante o Grand Slam de Roland Garros de 2022, entre muitos outros.
“Muito feliz pelos objetivos que alcancei até este momento da minha carreira, e desejo uma excelente edição de Parajasc para todos e que a cidade de Blumenau viva este grande momento do paradesporto”, finalizou.
O Parajasc 2024 acontece entre os dias 27 de maio a 02 de junho em Blumenau e reunirá 2000 atletas competindo em 14 diferentes modalidades, representando 70 municípios. A cerimônia de abertura acontece no dia 29 de maio no setor 4 da Vila Germânica em Blumenau (SC).