Superintendência de Compras da Saúde atinge meta de 50 pregões eletrônicos em 2014
O ano de 2014 foi de avanços na aquisição de produtos pela Secretaria de Estado da Saúde. No segundo semestre, a Superintendência de Compras e Logística lançou o pregão eletrônico para comprar medicamentos. Gerou, ao mesmo tempo, economia, agilidade e maior transparência aos processos. A meta de realização de 50 pregões eletrônicos ao longo do ano foi cumprida e representou uma economia de 20% nas operações feitas. Em 2015, a ideia é transformar o pregão eletrônico na modalidade predominante de compras na SES.
A primeira transação eletrônica foi feita em agosto, com a compra de medicamentos. Quatorze itens foram licitados. Do total, três resultaram desertos (sem oferta de lances) e dois tiveram lances com preços superiores ao estabelecido pelo edital. Dos nove itens restantes, estimados em R$ 8,9 milhões, a SES conseguiu uma economia de 16%, ou seja, foram gastos R$ 7,5 milhões na aquisição dos produtos licitados. O processo foi tão bem-sucedido que atualmente a aquisição de remédios se dá exclusivamente via pregão eletrônico. Em novembro o trabalho foi ampliado e passou a incluir também a aquisição de insumos.
O pregão eletrônico propicia economia e agilidade na condução do processo licitatório, pois inverte as fases de habilitação e análise das propostas. Na modalidade presencial é necessário primeiro averiguar as documentações dos participantes, o que demanda muito tempo, e só depois as propostas (lances). Se o participante com a melhor proposta estiver com a documentação exigida no edital, ele é proclamado vencedor da licitação.
Cerca de 200 municípios também foram beneficiados com os pregões eletrônicos feitos pela SES. Isso porque o Estado fez compras conjuntas com os municípios, o que gerou uma economia de 16% para os cofres municipais
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Bandeira
Secretaria de Estado de Saúde/SC
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Telefone: (48) 3221-2149 / 9113-6065