Seminário Internacional da Vitivinicultura reúne centenas de pessoas em Videira

Teve início na manhã desta quinta-feira, 3, o 1º Seminário Internacional da Vitivinicultura. O evento foi realizado na SERP, em anexo a Expo Videira e contou com palestras, painéis e debates sobre inovação e desenvolvimento tecnológico. Mais de 300 inscritos confirmaram presença e integraram o evento que contou com palestrantes locais, regionais, estaduais e inclusive internacionais. O Seminário contou com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Sindivinho, Sebrae, BRF, Fiesc, Assembleia Legislativa de SC, Prefeitura de Videira e Epagri.
A primeira palestra do Seminário foi promovida pelo presidente do Sindivinho, Celso Panceri, que apresentou a evolução do setor desde sua implantação no Estado. Com referência aos números foi revelado que atualmente Santa Catarina conta com 111 indústrias funcionando em 41 municípios, envolvendo 3500 famílias. A área plantada no Estado ultrapassa os 4800 hectares.
Com uma produção média anual de mais de 12 milhões de litros de vinho e mais de 5 milhões de litros de suco de uva, Santa Catarina ainda conta com mais de 10 milhões de garrafas importadas pelas 330 importadoras registradas. Esse é um dos reflexos da baixa competitividade do vinho catarinense. Com pouca produtividade e com um grande período de produção, o Estado não consegue se diferenciar.
Segundo Celso Panceri, além das dificuldades o Estado também tem potencialidades. “Temos perspectivas de cultivar outras variedades, reduzir os custos de produção e mecanizar algumas áreas. Temos potencial expressivo de crescimento, tendo em vista, que a tributação sobre os vinhos é a mais branda da federação. O Estado conta com laboratórios de última geração, equipes capacitadas de pesquisa e muito mais”, afirmou.
O Seminário ainda abordou a inovação no setor, com pesquisas desenvolvidas por meio de uma parceria entre Universidade Federal de Santa Catarina e Epagri. Discursou sobre o Enoturismo e as possibilidades de geração de renda. Alternativas para o aumento da competitividade e a importância da pesquisa também foram abordados no evento. O Seminário Internacional da Vitivinicultura encerrou com um talk show e uma degustação de vinhos previamente selecionados pela organização.
{article Josiane Zago – SDR Videira}{title} {text} {readmore}{/article}