Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Secretaria da Assistência Social...

Secretaria da Assistência Social participa de seminário sobre benefício de prestação continuada na escola

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) participa de 13 a 15 de agosto do Seminário de Formação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) na escola em Florianópolis. Além da SST, a promoção é das Secretarias de Estado da Saúde, da Educação e da Fundação Catarinense de Educação Especial.  As inscrições podem ser realizadas até 1º de agosto.  O BPC  é um benefício financeiro prestado pelo INSS.

O objetivo do seminário é capacitar técnicos e gestores municipais das áreas de saúde, educação e assistência social e aplicadores do questionário do BPC na escola para que identifiquem as principais barreiras que impedem os beneficiários de acessar e permanecer na escola e aprimorem as ações de inclusão. A próxima etapa está prevista para 17 a 19 de setembro.

O BPC

O BPC na escola é voltado para crianças e adolescentes, até 18 anos, com deficiência e para os beneficiários. O objetivo é garantir o acesso e a permanência na escola por meio da atuação conjunta de setores como assistência social, educação, saúde e direitos humanos. Há 10.259 beneficiários de 0 a 18 anos, dos quais 8.741 estão na escola e 1.518 estão fora.

“É fundamental identificar os fatores que impedem estas crianças e estes adolescentes de frequentarem a escola ou de terem acesso a outras políticas sociais. Ao identificarmos as barreiras, poderemos construir estratégias conjuntas para melhorar  a qualidade de vida das crianças e adolescentes beneficiárias do BPC”, destaca o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Jorge Teixeira.

Em Santa Catarina 264 municípios aderiram ao BPC na Escola. Os municípios devem realizar ações nas áreas de saúde, assistência social, educação e direitos humanos com o objetivo de possibilitar às pessoas com deficiência acesso e permanência na rede regular de ensino.

O BPC na escola foi criado pelo governo federal em 2007 e tem como objetivo desenvolver ações intersetoriais para garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência, de 0 a 18 anos, que sejam beneficiários do programa.

Dentre as principais dificuldades que impedem o acesso à escola estão problemas graves de saúde; falta de acessibilidade nas ruas, calçadas e transportes; falta de acessibilidade na escola (como ausência de banheiros adaptados e rampas); falta de profissionais de apoio. Além disso, muitas famílias temem que crianças e adolescentes sofram violência ou discriminação.

PROGRAMAÇÃO

13 de agosto
8h às 9h30 – Credenciamento e recepção
9h30 às 10h15 – Abertura
10h15 às 10h30 – Histórico do Programa BPC na Escola
10h30 às 12h30 – Painel: Rede de Serviços, projetos e programas de Atendimento em SC
12h30 às 14h -Almoço
14h às 16h30 – Painel sobre Programa – BPC na Escola e esclarecimentos de dúvidas
16h30 às 18h- Apresentação do questionário e esclarecimento de dúvidas

14 de agosto
08h30 às 12h30 – Oficina 1: Simulação da aplicação do Questionário para Identificação das Barreiras para o Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência Beneficiárias do BPC; Oficina 2: Redes Municipais; Oficina 3: Redes Estaduais
12h30 às 14h- Almoço
14h às 18h – Oficina 4: Construção do Plano de Ação; Troca de experiência

15 de agosto
8h00 às 12h – Apresentação do Plano Viver Sem Limite e Apresentação do Programa BPC Trabalho

Encerramento

Detalhes sobre o seminário podem ser obtidos pelo bpcnaescola@sst.sc.gov.br ou telefone (48) 3664-0669.

 Informações para a imprensa:
Luciane Lemos
ascom@sst.sc.gov.br
(48) 36640906 ou 3664-0753

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support