SSP reinicia processo de descontaminação e prensagem dos veículos apreendidos no Complexo Administrativo
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) reiniciou na manhã desta quarta, 4, o processo de descontaminação e compactação dos veículos que estão apreendidos no pátio do Complexo Administrativo da SSP, no bairro Areias, em São José.
Coube ao secretário acionar a máquina de prensagem após o veículo ser descontaminado. Toda a operação foi executada pela empresa Gerdau Aços Longos, vencedora do processo de licitação. Ela terá de recolher, descontaminar, desmontar e triturar até o final deste ano cerca de mil veículos. A empresa pagará valores que variam de R$ 0,12 a 0,19 centavos o quilo, de acordo com o que prevê a licitação. Também observará todas as normas de saúde, ambiental e de segurança.
Além da compra do material ferroso, a Gerdau assume o compromisso e a responsabilidade pela descontaminação (retirada de óleo e combustível), desmontagem, reciclagem, trituração e destinação final dos resíduos. A empresa também instalou containeres ecológicos para a retenção dos fluídos e, desta forma, evitar qualquer tipo de contaminação. O material ferroso será usado na produção de vergalhões e pregos e os vidros e borrachas para fins específicos.
Para o secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, a coleta deste material representa “a materialização de uma solução desejada para a destinação destes veículos”. Grubba lembrou que, desde 2011, a comissão permanente de gerenciamento do complexo administrativo trabalha para acelerar o processo de retirada de sucatas e esvaziar os pátios.
O processo teve que ser paralisado em fevereiro de 2012 após denúncias – não confirmadas e que resultou no arquivamento do inquérito policial instaurado pela DEIC – de desvio de peças de veículos apreendidos. ”O acúmulo desses automóveis vinha ocasionando a perda de espaço nos depósitos, inviabilizando as atividades de remoção e ocasionando ônus ao Estado além de sérios prejuízos ambientais e de saúde pública”, complementa.
Grubba aproveitou para agradecer o apoio do Poder Judiciário, Ministério Público e Ciasc na busca por soluções dos problemas. E entre as ações positivas destacou a contratação de 20 servidores do corpo de inativos da SSP que trabalham na organização dos pátios.
No período de 2003 a 2010, Santa Catarina leiloou 17.141 veículos, sendo que este ano a meta é leiloar 15 mil veículos e arrecadar R$ 15 milhões, valores que o Estado deixava de arrecadar.
O secretário fez uma referência especial ao trabalho da Comissão Estadual de Leilão que, nos últimos seis meses, já realizou 31 leilões em todo o Estado, arrecadando mais de R$ 10 milhões e comercializando mais de 8 mil lotes, entre veículos que voltaram a circular e sucatas.
O evento contou com a presença do secretário César Augusto Grubba; do adjunto da SSP, Coronel PMRR, Fernando Rodrigues de Menezes; presidente da Comissão Estadual de Leilão, Coronel Edson Rui da Silva Castilho; Diretor Administrativo e Financeiro da SSP, perito criminal Carlos Augusto Thives de Carvalho; Assessor Técnico da Gerdau, Wladir Freitas de Souza, representante da empresa Gerdau Aços Longos e convidados.
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João Carlos Mendonça Santos
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