SONORA – Tuberculose: Saúde reforça a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado para a cura da doença
No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado anualmente em 24 de março, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a importância da conscientização para a prevenção, os sintomas, diagnóstico precoce e tratamento adequado para a cura da doença. Em Santa Catarina, no ano 2024, foram notificados 2.339 casos novos de tuberculose (TB), o que revela uma incidência de 29 casos por 100 mil habitantes, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). O tratamento é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Brasil é o país com o maior número de casos notificados de tuberculose nas Américas. A doença é um grave problema de saúde pública e uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo.
A médica infectologista da Dive, Lígia Castellon, alerta aos sintomas e a importância do diagnóstico precoce:
SONORA
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada por uma bactéria que afeta, principalmente, os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e cérebro. A transmissão se dá por via aérea.
Ao sentir qualquer um desses sintomas, a orientação é buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.