SONORA – Secretaria da Saúde se mobiliza no combate à alta nos casos de doenças respiratórias em SC
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está atenta à alta nos casos de doenças respiratórias na população infantil e realizando ações para conter o avanço das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) em Santa Catarina. Os Hospitais Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, e o Jeser Amarante Faria, em Joinville, ambos do Governo do Estado, têm registrado grande procura por atendimento nas emergências.
De 1º a 22 de abril, foram internados 222 pacientes nos leitos de enfermaria e 64 nos leitos de UTI nessas unidades. Outras unidades também registraram aumento significativo. A SES reforça a importância da vacinação contra a gripe e os cuidados de prevenção que devem ser tomados para conter o avanço dessas doenças.
A pediatra no HIJG, Dra. Flávia Maria Zandavalli, orienta a população sobre o que fazer em caso de sintomas leves ou mais graves. Ela também destaca a importância da vacinação:
SONORA
A vacinação é gratuita e a população deve buscar as informações nas Secretarias Municipais de Saúde sobre onde as doses estão sendo disponibilizadas. Além da vacinação contra a influenza, a etiqueta da tosse ou respiratória é importante para reduzir ou prevenir doenças respiratórias causadas por vírus como a gripe, o resfriado, a Covid-19, entre outras. A transmissão dessas doenças ocorre quando uma pessoa infectada elimina o vírus em forma de aerossois, gotículas, ao tossir, espirrar, falar ou, até mesmo, ao tocar na boca, nariz e logo depois em algum objeto.