SONORA – Saúde capacita profissionais da região do Planalto Norte para investigação de surtos de doenças de transmissão hídrica e alimentar
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Regional de Saúde de Mafra, em parceria com a Vigilância Epidemiológica (DIVE), Vigilância Sanitária (DIVS), Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) e a Atenção Primária à Saúde (DAPS) promove entre os dias 18 a 20 de fevereiro, uma capacitação voltada à investigação e condução de surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos e Água (DTHA) e Doenças Diarreicas Agudas (DDA).
A chefe da Divisão de DTHA da DIVE, Ana Paula Corrêa Burigo, explica que o objetivo do encontro é capacitar os profissionais de saúde para as ações de prevenção, investigação e controle de surtos, no nível municipal:
SONORA
As DTHA são provocadas pelo consumo de alimentos ou bebidas contaminados. Os sintomas incluem anorexia, náuseas, vômitos e/ou diarreia, que podem ou não ser acompanhados de febre. Diversos agentes etiológicos podem ser responsáveis por essas doenças, incluindo bactérias e suas toxinas, vírus, parasitas e substâncias tóxicas.
Um surto de DTHA ou DDA ocorre quando duas ou mais pessoas apresentam doença ou sinais e sintomas semelhantes após consumirem alimentos ou água da mesma origem, normalmente em um mesmo local, ou quando há vínculo epidemiológico que sugira transmissão de pessoa a pessoa. No caso de doenças graves, como Botulismo e Cólera, a confirmação de apenas um caso já é suficiente para caracterizar um surto.