SONORA – Santa Catarina mobiliza a população no Dia D de Vacinação contra a gripe
O último sábado, 10 de maio, foi marcado pela mobilização em todo o estado com a realização do Dia D de Vacinação contra a gripe.
Unidades Básicas de Saúde abriram as portas para atender a população a partir dos seis meses de idade, reforçando a proteção coletiva antes da chegada do inverno.
O objetivo é aumentar os índices vacinais, principalmente dos grupos prioritários, e também imunizar o público para evitar a circulação do vírus em Santa Catarina.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, percorreu unidades da Grande Florianópolis, incluindo a UBS Luar, em São José, onde também foi vacinado.
Ele reforça a importância da vacinação para evitar quadros graves da doença:
SONORA
A secretária adjunta de Saúde do Munícipio de São José, Fabrícia Martins, falou sobre a importância da mobilização nos municípios:
SONORA
Santa Catarina ocupa a segunda posição nacional em cobertura vacinal contra a gripe, com mais de 25% da população-alvo já imunizada. A meta é ampliar a porcentagem.
A vacina oferecida na rede pública é a trivalente, eficaz contra as principais cepas de influenza: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A proteção completa ocorre de duas a três semanas após a aplicação.
Por isso, Renan Mastroto, aproveitou o sábado e levou a filha Lívia para se vacinar, para evitar agravamento da doença, especialmente no inverno:
SONORA
A vacina segue disponível nas unidades básicas para todas as pessoas acima dos seis meses de idade.