SONORA – Santa Catarina ganhou mais de 100 mil MEIs em 12 meses
Celebrado nesta terça, 27, o Dia do Profissional Liberal, ou Dia do Autônomo, é marcado por um recorde histórico em Santa Catarina. Nos últimos 12 meses, o estado ganhou mais de 100 mil novos Microempreendedores Individuais (MEIs), que são aqueles profissionais que atuam por conta própria, ou com auxílio de um empregado, porém formalizados como CNPJs. O dado revela o avanço do empreendedorismo catarinense, bem como o aquecimento da economia e a elevação na oferta de oportunidades.
Conforme dados da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), o estado de Santa Catarina abriu 106 mil novos MEIs nos últimos 12 meses. O resultado é fruto da relação entre 204 mil MEIs constituídos e 98 mil MEIs extintos no período. A alta ocorre em meio ao bom momento da economia catarinense, com alta da produção e da atividade econômica. Assim, Santa Catarina chegou ao número de 812 mil MEIs com registro ativo.
Segundo o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, a economia catarinense é a que mais cresce no país e o aumento dos MEIs é reflexo direto desse momento positivo:
SONORA
As cidades mais populosas de Santa Catarina concentram a maior parte dos novos MEIs catarinenses. Joinville lidera com saldo positivo de 10.364 novos CNPJs nos últimos 12 meses. Em seguida estão Florianópolis (8.795), Blumenau (5.492) e São José (4.969). As cidades de Itajaí (4.871), Palhoça (4.390), Chapecó (4.150) e Criciúma (2.938) também estão entre as que mais registraram abertura de MEIs.