SONORA – Programas do Governo do Estado que fortalecem mercado de trabalho contribuem para o pleno emprego em SC
Santa Catarina vive uma situação de pleno emprego, o estado tem a menor taxa de desemprego do país (2,8%). O índice foi constatado no último mês de janeiro. Ao mesmo tempo, a indústria vem avançando nas frentes de tecnologia, maquinários, nos equipamentos e a qualificação profissional é cada vez mais necessária. A mais recente pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta a necessidade de 950 mil novas formações até 2027 só para o setor industrial catarinense. Pensando nisso, o governador Jorginho Mello criou o CaTec – Catarinense Técnico e o Universidade Gratuita, dois programas voltados à formação do jovem e consequente absorção pelo mercado de trabalho.
Até o momento, o programa Universidade Gratuita já concedeu 41.707 benefícios e as inscrições estão abertas para o primeiro semestre de 2025. Já o Catec ultrapassou a marca de 29 mil matriculados nas 10 opções de cursos técnicos. E agora em abril, a Secretaria de Estado da Educação disponibilizou mais 4,7 mil novas vagas e amplia as oportunidades para 14 cursos, nas áreas de tecnologia, produção alimentícia, produção industrial e infraestrutura.
De acordo com o gerente de Educação Profissional do SENAI/SC, Rômulo Azevedo, das 950 mil vagas necessárias projetadas pela CNI, 800 mil formações vão passar por uma requalificação por já fazerem parte da mão de obra da indústria:
SONORA
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, lembra que Santa Catarina é o estado que mais cresce no Brasil, com o PIB ( Produto Interno Bruto) em 5.7%, em 2024:
SONORA